Aprendendo com Ana


Uma mulher de fé, a mãe do profeta Samuel. Ela era estéril, Ana é um exemplo a ser seguido, alguém que não se conformou com a situação de derrota e desprezo, se levantou e sabiamente se dirigiu ao lugar certo, na hora certa. Ana tinha problemas, como todas as mulheres hoje.Seu esposo Elcana, tinha outra mulher chamada Penina.

Ana vivia uma vida oprimida pelas trevas e sua rival que excessivamente a provocava, para irritar; porque o Senhor lhe tinha cerrado a madre”( I Sm 1:6). A situação se repetia ano após ano, o que provocava intensa tristeza em Ana que “chorava e não comia” I Sm 1:7.Amada pelo esposo, mas insatisfeita e infeliz por não ter filhos, Ana, é o retrato de milhões de mulheres que estão sofrendo hoje sem direção.

Ana é o retrato das mulheres que não se sentem amada o bastante, que pedem exclusividade em seus relacionamentos. A infeliz Ana representa a mulher que ama, mas desconhece o poder desse amor. Que tem fé, mas ainda lhe faltava algo para o seu caminho . A infeliz Ana olha para todas as circunstâncias e se acha pequena, inútil e impotente. Mas Deus espera de nós hoje o mesmo que esperou de Ana.

A fé de Ana fora despertada pelas muitas lembranças das maravilhas realizadas pelo Senhor dos Exércitos.O mesmo Deus que abriu o mar vermelho libertou os hebreus, concedeu um herdeiro a Sara e Abraão, mesmo quando estes já estavam ultrapassados em idade, era o Deus de Ana. A partir daquele momento, tudo mudaria. Já não seriam as palavras da rival Penina que governariam Ana.

Ana mesmo não vendo nada ela confiou em Deus, orou ao Senhor e chorou abundantemente”( I Sm 1.10). Como a mãe consola o filho, Eu também consolarei vocês.” (Is 66. 13). Podemos dizer que a Bíblia compara o amor de Deus com o amor de mãe. Em Jesus o amor de Deus tomou forma humana e nele temos o consolo do perdão, da esperança e da vida eterna no céu.No entanto, a pergunta de Jesus: “Mulher, por que choras? –

Ana levantava-se triste e com amargura de alma, orando ao Senhor e chorava abundantemente. Ela fez um voto ao Senhor e pediu um filho varão. Nasceu-lhe Samuel e foi consagrado a Deus.Deus quer que nós mulheres, deixemos o choro e a tristeza de lado e vamos confiar em Deus.

Também não devemos andar sofrendo por antecipação, se estiver chorando pelo motivo errado é bom parar Caso contrário você corre o risco de sofrer uma grande decepção. Jesus chorou. (Jo 11:35) Chorar é bom.É permitido, sim, mas na ocasião certa e por motivos certos. Lembre-se:“ Ao anoitecer pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.”( Sl 30: 5 b).Ana contou a Deus toda a sua causa, se derramou diante Dele. A direção certa, o gesto esperado e seu coração fora curado.

Deus tem solução para as que buscam e têm fé, que vivem dignamente e ainda assim sofrem por alguma causa. As que são felizes apesar das “peninas” da vida. A vida de Ana teve um marco e esse marco foi firmado por ela própria, pela fé e certeza do que se não via. Quando a amargura e as lágrimas invadem nossa vida tentando nos vencer é hora de recomeçar.

Ana até mesmo enfrentou seu marido, o esposo de Ana e o sacerdote Eli, tentaram impedir sua busca pelo milagre, mas determinada ela não se deixou prender a nenhuma palavra humana: “Ana, por que choras não te sou melhor que dez filhos?”, disse Elcana.Já o sacerdote Eli ao vê-la orar intensa e silenciosamente, movendo os lábios sem sair som disse: “Estás embriagada? Aparta de ti o vinho”. As duas situações poderiam ter levado Ana a desistir de buscar, mas não.

O mundo, as pessoas, as vozes humanas podem tentar convencer as “Anas” de que tudo deve ficar como está.Esse pensamento, no entanto, é incapaz de medir sentimentos. Somente Deus, em Sua eterna misericórdia se compadece de nós. Ele não despreza, nem censura aquilo que nos incomoda, mas é Grande o bastante para cumprir em nós a Sua vontade, que excede todo entendimento.Uma vontade que está acima de toda e qualquer circunstância. “Agindo eu quem impedirá?” (Is 43. 13) “Abrirei rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales, tornarei o deserto em lagos de águas, e a terra seca em mananciais”( Is 41.18).

Muitas vezes Deus ainda não respondeu nossa oração, mas é porque ele sabe que se nos der o que pedimos isso irá nos corromper e nos afastar dele.Deus tem prazer em dar presentes aos seus filhos, mas muitas vezes não os dá porque sabe que não ainda não estamos prontos.Quando conseguimos entender o que é esperar em Deus e devolver a ele o que é dele, então ele tem prazer em nos dar o que pedimos.

Que sejamos como Ana, mulher que amava e servia ao Senhor e que entendia que ele tinha o melhor para ela no tempo certo.Deus é com seus filhos, e estamos sonhando com uma geração de mulheres como Ana.Deus tem todo tipo de bênçãos para nós, mas é preciso nos desafiar a nós mesmas, e crer que não importa o que nos falta, ele quer nos dar.



Apóstola Izadete Meneghetti