Leia Mais


Jesus e o cego Bartimeu


Quebra gelo: Dê as boas vindas para as crianças. pode brincar de “cabra cega” com as crianças para elas terem noção de como é ruim ser cego.

Exaltação: cante um cântico e ore com as crianças e explique o plano da salvação para as crianças explicando que quem não tem Jesus é como um cego.

Edificação: Jesus e o cego Bartimeu (Mc 10.46 – 52)

No caminho a Jerusalém se encontrava a cidade de Jericó. Jericó existe ainda hoje e é uma das mais antigas cidades do mundo que ainda são habitadas. De Jericó até Jerusalém havia uma estrada muito perigosa. Nela aconteciam muitos assaltos, dificilmente alguém se arriscava a viajar sozinho naquela estrada. Foi nessa estrada que aconteceu aquele caso do bom samaritano que certa vez Jesus contou.

Jesus continuava sua viagem para Jerusalém. Ele chegou a Jericó e possivelmente pararam um tempo ali para descansarem e recuperarem as forças ate porque de Jericó a Jerusalém a estrada é praticamente só subida. A Bíblia não fala, mas talvez até dormissem numa pousada para seguir viagem no outro dia bem cedo.

Muitas pessoas se reuniram em volta de Jesus. Era gente curiosa, gente que esperava ver um milagre e outros que talvez só queriam ter o privilegio de ver pessoalmente a Jesus. Qual o motivo que leva você a participar da célula? (deixe as crianças responderem). Agora estavam começando a ultima etapa da viagem. Saindo da cidade eles encontraram um homem a beira do caminho pedindo esmolas. O nome dele era Bartimeu, ele era cego. No meio daquele barulho todo de gente conversando ao mesmo tempo ele conseguiu identificar um nome. JESUS. Bartimeu já ouvira falar desse nome. Ele sabia que Jesus era aquele que os profetas do antigo testamento falaram que era o salvador, o filho de Davi. Ele sabia que esse homem era o filho do Deus vivo.

Essa informação acendeu uma esperança no coração de Bartimeu. Quem sabe Jesus se importaria com ele, um mendigo, e curaria seus olhos para que pudesse voltar a enxergar. Então gritou: “Jesus, Filho de Davi, tenha pena de mim”. Muitas pessoas perto dele o mandaram calar a boca. Essas pessoas pensavam que Jesus não daria importância para um mendigo. Será que Jesus se importaria com aquele mendigo? Será que Jesus se importa contigo? Mesmo sendo uma criança? Mesmo que as vezes você pensa que ninguém te entende? Sim Jesus se importa. Ele se importou também com Bartimeu.

Quanto mais mandavam Bartimeu calar a boca tanto ele gritava mais alto. Quando Jesus ouviu seus gritos mandou chamá-lo. As pessoas que o chamaram disseram que deveria ter coragem porque Jesus o chamava. Bartimeu jogou sua capa e foi ate o lugar onde Jesus estava e este lhe perguntou: “o que é que você quer que eu te faça?” O cego respondeu de forma simples que queria ver de novo. Jesus lhe respondeu que poderia ir que já estava curado por causa da sua fé. No mesmo instante o homem voltou a ver e foi seguindo Jesus pelo caminho.

Evangelismo: Bartimeu foi bem claro no seu pedido. Você também deve ser claro quando pedir as coisas pra Jesus. Ore com as crianças pelas suas necessidades e depois orem pelas crianças que vão ser convidadas durante a semana.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma