Leia Mais


Jesus teve compaixão


Quebra gelo: Receba as crianças com alegria. Dê as boas vindas àquelas que estão vindo pela primeira vez. Pergunte para elas se elas gostam de ajudar as pessoas.

Exaltação: cante com as crianças. Peça para que uma delas faça a oração para iniciar a célula.

Edificação: Jesus teve compaixão Mc 8. 1-10

Pergunte para as crianças se elas sabem o que é compaixão? (escute as respostas. Compaixão significa ter dó, ter piedade, ter um sentimento de piedade diante do problema do próximo).

Jesus estava reunido com os seus discípulos falando para uma grande multidão. Fazia três dias que estavam com Ele. Jesus falou para seus discípulos que estava preocupado com o povo que o acompanhava, pois não tinham nada para comer, e algumas dessas pessoas vieram de longe para ouvi-lo.

É importante saber que ajudamos quando temos compaixão. Jesus teve compaixão. Mas de quem era o problema da comida para aquele povo que o acompanhava?

Vivemos em um mundo onde ninguém se importa com ninguém. Existe muita indiferença diante dos problemas dos outros. Mas Jesus se preocupou com o problema daquele povo, e chamou seus discípulos e disse: Estou com pena dessa gente porque já faz três dias que eles estão comigo e não têm nada para comer. Se eu os mandar para casa com fome, eles vão cair de fraqueza pelo caminho, pois alguns vieram de longe. (Mc 8.2-3).

Jesus teve compaixão daquele povo e pediu para seus discípulos que juntassem os pães para alimentá-los. Jesus já tinha feito outro milagre da multiplicação dos pães e peixes, vocês se recordam desse milagre? (escute as crianças e comente rapidamente os milagres em Mc 6.30-44). Alimentou mais de 5000 pessoas.

Os discípulos, mesmo sabendo que Jesus poderia multiplicar os alimentos, ainda assim perguntaram: - como vamos encontrar, neste lugar deserto, comida que dê para toda essa gente? (Mc 8.4). Quanta decepção Jesus deve ter sentido com a pergunta dos seus discípulos. Que falta de confiança em Jesus? Quantas vezes nós também não confiamos em Jesus? (converse um pouco com as crianças e escute o que elas têm a dizer).

Imaginem a reação de Jesus, a frustração, pois aqueles que o seguiam, seus discípulos, não estavam vendo todas as maravilhas e milagres que Ele fazia, e não confiavam que ele poderia alimentar aquele povo novamente.

Mas Jesus pergunta a seus discípulos: Quantos pães vocês têm? Perguntou Jesus. – Sete! Responderam eles. (Mc. 8.5). E Jesus pegou os pães, deu graças a Deus, partiu o pão e pediu para os discípulos distribuírem para aquele povo que estava ali no deserto. Eram mais ou menos 4000 pessoas. E aquela multidão foi alimentada, e ainda sobrou. Os discípulos encheram sete cestos com os pedaços que sobraram. E Jesus mandou que o povo voltasse para suas casas e Ele com seus discípulos subiram no barco e foram para a região de Dalmanuta.

Devemos ter compaixão, nos preocuparmos com nossos amigos. Se estiverem com alguma dificuldade devemos ajuda-los, e principalmente falar para eles que existe um Deus que nos ama, um Deus que é misericordioso, um Deus de milagres. Que Jesus está sempre de braços abertos para nos ajudar. Ele alimentou aquele povo fazendo novamente o milagre da multiplicação dos pães. Saciou a fome, assim como pode nos ajudar e resolver nossos problemas, transformando nossas vidas. Deus quer nos mostrar nessa passagem que estamos aprendendo hoje que somos capazes de sermos solidários, de sermos amigos, de ajudar aqueles que precisam, por compaixão, por sermos servos de Deus. Basta confiarmos nEle, ter fé e disposição para acreditar que Ele é capaz, sempre!

Evangelismo: Criança, vamos ajudar nossos amiguinhos que estão precisando, vamos convidá-los para estarem aqui na nossa célula e aprender a confiar sempre em Jesus, que ele pode e quer sempre fazer o melhor para nossas vidas!



Líder Jaqueline Mariath Dutra