Leia Mais


Devemos Influenciar


Quebra gelo: Cumprimente as crianças e dê as boas vindas àquelas que estiverem pela primeira vez. Pergunte para elas lavam as mãos antes de se alimentarem, e se sabem quem eram os fariseus e os escribas.

Exaltação: cante com as crianças e orem juntos para que esta célula sirva para que compreendam que devemos ser influenciadores e não influenciáveis.

Edificação: Devemos Influenciar Mc 7. (1 – 23)

Pergunte para as crianças se antes de se alimentarem elas lavam as mãos? Se ajudam os pais a lavarem a louça, se tomam banho todos os dias? Explique para elas que fazemos isso todos os dias, porque sabemos que quando vamos nos alimentar, se a nossa mão estiver suja, podemos ficar doentes. Também os alimentos precisam ser lavados, para não trazer problemas com a nossa saúde. (escute as crianças).

Mas no tempo de Jesus algumas pessoas não pensavam assim. Vocês lembram a pergunta que fiz antes? Quem são os fariseus e os escribas? Os fariseus eram aqueles judeus que pregavam a moral e que na verdade eram só falastrões sem moral nenhuma. Os escribas eram os judeus que escreviam as leis, eram os tabeliães e os que deixavam os registros que tinham a ver com a fé judaica.

Eram essas as pessoas que influenciavam o povo naquele tempo. Quando Jesus esteve com eles, e cobraram de Jesus, por que os seus discípulos não tinham lavado as mãos como a “lei” mandava? Estavam impuros, pecando, não estavam agindo como a “tradição”. E Jesus respondeu: Primeiro, tais rituais são baseados em tradições humanas, e não nos mandamentos de Deus. Segundo, na realidade tais práticas anulam a palavra de Deus. E disse: “Vocês arranjam sempre um jeito de por de lado o mandamento de Deus, para seguir seus próprios ensinamentos” (Mc 7.9). Vamos refletir? Quantas vezes nós vamos no “embalo” dos nossos amigos e não fazemos aquilo que Jesus nos ensinou? Quantas vezes fazemos as coisas erradas dizendo “não da nada!!!!, ninguém está vendo”??? Quantas vezes somos influenciados por nossos amiguinhos que estão vivendo longe de Jesus, e ao invés de convidá-los para estarem conosco, nós deixamos de falar de Jesus, e aceitamos o que eles nos falam e vamos para locais que desagradam a Deus, ou jogamos joguinhos que são violentos, ou ainda escutamos músicas mundanas?

Pois os fariseus e os escribas podem ser comparados aos nossos amiguinhos que nos convidam para estar no mundo. Dizem que obedecem as leis de Deus, mas, no entanto, fazem tudo errado.

Não vamos nos deixar influenciar por esses “amigos” que nos afastam de Jesus. “Jesus disse: o que sai da pessoa é o que a faz ficar impura. Porque é de dentro, do coração que vêm os maus pensamentos, a imoralidade, os roubos, os crimes de morte, o adultério, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas consequências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras” (Mc 7 20-23). Vamos influenciá-los, mostrar para eles que a verdadeira felicidade está com quem obedece as leis de Deus, mas não a tradição, fazer porque todos fazem, mas porque sabemos o que agrada a Jesus.

Evangelismo: Criança, vamos ser influenciadores dos nossos amiguinhos, vamos convidá-los para estarem aqui conosco na próxima semana aprendendo o que realmente nos leva a salvação! Vamos mostrar como é bom viver com Jesus!



Líder Jaqueline Mariath Dutra