Leia Mais


Jesus anda em cima da água


Quebra gelo: Receba as crianças e apresente as que estão vindo pela primeira vez. Converse de forma descontraída e deixe contar alguma historia de fantasma. Peça a opinião delas mas deixe pro final da história a conclusão do assunto.

Exaltação: Cante um cântico com as crianças, leia Marcos 6. 50 e repita com as crianças as palavras de Jesus. Orem pela reunião.

Edificação: Jesus anda em cima da água (Mc. 6. 45 – 52; Mt. 14. 22-32; Jo. 6. 15-21)

Você já ouviu alguma historia de fantasma? Eles realmente existem? A idéia de que existem fantasmas é muito antiga. No tempo de Jesus já tinha gente com medo de fantasmas.

Semana passada nós vimos como Jesus alimentou uma grande multidão. Depois de comerem cada pessoa foi para sua casa, afinal o dia estava terminando. Jesus falou aos discípulos para entrarem no barco e atravessar o mar da Galiléia. Jesus ficou por ali e subiu a um monte para orar. Ele ficou várias horas naquela noite na presença de Deus em oração era a forma de Jesus comemorar o grande milagre da multiplicação que aconteceu naquele dia, ele entendia que tudo vinha de Deus. Eu e você precisamos aprender a depender de Deus dessa forma e o caminho pra isso é ler a Bíblia e orar.

Já era de madrugada quando Jesus desceu do monte para encontrar os discípulos que ainda estavam no mar. Estes estavam remando com dificuldade, pois o vento soprava contra levantando ondas que empurravam o barco de volta. Jesus resolveu ir atrás deles. Como você acha que Jesus fez para alcançar os discípulos? Ele não usou uma lancha com motor potente nem foi nadando. Ele resolveu ir caminhando. Isso mesmo (será que não molhou os pés?) e a caminhada rendeu tanto que ele alcançou o barco e já ultrapassando quando os discípulos o viram. É uma situação muito interessante, mas mais interessante é o que Jesus quer nos ensinar com este fato. Veja só: os discípulos estavam atravessando o lago porque Jesus os mandou. Eles não estavam fazendo uma coisa contra a vontade de Deus. Então porque não estava rendendo? Porque estavam fazendo as coisas de Deus do seu próprio jeito e não do jeito de Deus. Quando as ondas se levantaram a bíblia diz que simplesmente eles começaram a remar com mais força. Enquanto isso o que Jesus estava fazendo?... Isso mesmo, ele estava orando. O que você acha, se os discípulos tivessem parado um tempo de remar para orar será que Deus não poderia ter diminuído o tamanho das ondas? Ou mudado o vento? Quantas vezes eu e você tentamos resolver as coisas do nosso jeito? Você quer exemplos? Quando outra pessoa te incomoda você grita, xinga, dá chute, dá soco mas não ora pra deus mudar o coração dessa pessoa. Se teu pai, tua mãe, professor você fica emburrado ou chorando ou brigando até conseguir o que quer ao invés de orar e pedir se isto é realmente o que Jesus quer pra ti. Você percebe que as vezes nós agimos igualzinho aos discípulos.

Qual foi a reação quando viram aquele vulto em cima da água? Pensaram que era um fantasma. Lembre-se que era madrugada e estava escuro. O que você faria se visse uma coisa no escuro pensando que fosse um fantasma? Os discípulos abriram o bocão e se largaram a gritar desesperados só se acalmaram quando Jesus falou com eles então perceberam quem era. Será que existem fantasmas de verdade? Existem, são os demônios mas quando nós aceitamos Jesus como nosso salvador pessoal não precisamos ter medo deles porque a partir desse momento Jesus está com a gente e ele nos defende de qualquer fantasma. Jesus já é o teu salvador? Você pode convidar ele agora pra entrar no teu coração. (líder: se tiver criança que mostra interesse de aceitar Jesus ore com ela agora e depois da célula explique a ela com mais detalhes a decisão que tomou.

Quando Pedro reconheceu que era Jesus não se conteve e pediu a Jesus para ir ao seu encontro e lá foi ele. Enquanto Pedro estava com seus olhos em Jesus foi tudo tranqüilo, mas quando reparou nas ondas e no vento ele começou a afundar. Aprendemos com Pedro que depois que aceitamos Jesus como nosso salvador nós não devemos desviar nossos olhos dele e sim nos concentrar nele pra não afundar nos problemas. Mas Pedro estendeu a mão pra Jesus e este o ajudou a entrar no barco você deve estender tua mão pra Jesus e pedir a ajuda dele diante de qualquer dificuldade. Ele nunca diz: ‘bem feito’ pelo contrario ele nos ajuda nos momentos difíceis. Cria nisso

Evangelismo: Ore com as crianças desafiando-as a orarem pelas pessoas que as incomodam e convidar essas pessoas para participarem da célula.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma