Leia Mais


Jesus e o Gadareno Marcos


Quebra gelo: receba as crianças e converse descontraidamente sobre o fato de elas já terem visto uma pessoa louca.

Exaltação: Cante um cântico, depois leia com as crianças João 3. 16 e repita-o com elas algumas vezes. Depois peça a uma criança orar.

Edificação: Jesus e o Gadareno Marcos 5. 1 – 20; Lc 8. 26 – 39.

Jesus resolveu atravessar o lago da Galiléia. Isso foi muito importante, pois até agora Jesus havia se dedicado às pessoas da Galiléia que eram pessoas rejeitadas, mas que pertenciam ao povo de Israel e que tinham se misturado com outros povos pelo casamento. É como no Brasil onde é normal as pessoas casar entre raças diferentes.

Na Galiléia morava muita gente com os mais diferentes tipos de problemas. Em meio a essas pessoas Jesus fez vários milagres. Mas Jesus queria mudar o coração do seu próprio povo. É que até Jesus todos os profetas que Deus havia mandado ao seu povo só se preocuparam em resolver a situação de Israel em relação a Deus. Jesus queria mostrar aos seus discípulos que Deus ama a todos e quer salvar a todos. Ele ama a mim e a você também não importa se você é loiro, moreno, mulato ou negro. Tem gente que pinta o cabelo e dá desculpa que é pra ficar bonito, mas na verdade em seu coração essas pessoas acham que vão ser mais aceitas pelos outros se pelo menos mudarem a cor do cabelo. Você já experimentou desse amor de Jesus? Ainda não? Então o convide agora pra morar no seu coração.

O lago da Galiléia não era muito largo e em pouco tempo eles chegaram ao outro lado numa cidade chamada Gadara ou Gerasa. Logo que eles chegaram à margem um homem veio se encontrar com Jesus. Esse homem tinha uma historia muito triste. Ele era dominado por um espírito mau e vivia no meio dos túmulos e montes (os túmulos naquela região no tempo de Jesus eram escavados nos montes em forma de caverna). Ninguém conseguia segurar esse homem, até já o tinham amarrado com correntes de ferro e ele simplesmente arrebentou elas. A força fora do comum desse homem vinha dos demônios que o dominavam e estes demônios faziam com que ele se machucasse de propósito com pedras.

As pessoas provavelmente não tinham mais esperança de ver esse homem livre desse terrível mal e certamente diziam que ele era louco. Você já viu alguém que as pessoas dizem que “é fora da casinha?” ou dizem que é louco? Os médicos ainda não acharam a cura com remédios pra curar os loucos, mas Jesus curou aquele homem. Jesus disse: ‘espírito mau saia desse homem!’ O demônio insistiu com Jesus pra não ser expulso pra fora daquela região. Quando Jesus pediu o nome dele o demônio respondeu que era legião (multidão) porque não era um só, mas vários e Jesus permitiu que os demônios entrassem nos porcos que estavam ali perto. Os demônios fizeram com que os porcos se atirassem no lago e assim se afogaram.

No momento em que os demônios saíram o homem retomou o seu estado normal e ficou tão agradecido a Jesus que queria segui-lo. Jesus disse que ao invés de segui-lo seria mais útil o homem voltar pra sua família e sua cidade e contar pra todos o que Jesus fez em sua vida. O homem obedeceu à ordem de Jesus. Você também ao sair da célula deve contar às pessoas que você conhece daquilo que Jesus faz na vida das pessoas. Veja também o grande amor de Jesus por aquele homem. Foi o amor dele por aquele homem que fez com que ele atravessasse o lago.

Evangelismo: mostre o teu amor por alguém nessa semana e ore por ela pra que Jesus faça um milagre na vida dela e convide-a pra célula.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma