Leia Mais


Jesus e Mateus


Quebra gelo: Dê boas vindas às crianças. Apresente as novas. Pergunte: vocês gostam de fazer novos amigos? E você tem medo de fazer mudanças?

Exaltação: Cante uma música com elas e Peça para uma das crianças orar para iniciar a célula!

Edificação: Jesus e Mateus! Mt 9.9-13 Vocês já ouviram falar de Mateus? E de Levi? Alguém de vocês sabe dizer o que quer dizer o nome Mateus? Mateus significa “Presente de Deus”. Mateus também era conhecido pelo nome de Levi, filho de Alfeu, o cobrador de impostos. Um dia, Jesus encontrou um cobrador de impostos. Era Mateus. Ele o convidou para ser um de seus discípulos, e ele imediatamente aceitou. Jesus saiu dali e, no caminho, viu um cobrador de impostos, chamado Mateus, sentado no lugar ode os impostos eram pagos. Jesus lhe disse: - Venha comigo. Mateus se levantou e foi com Ele.” (Mt 9.9)

Mateus não hesitou, levantou-se e seguiu a Jesus. Tomou uma decisão, de mudar a sua vida, uma virada radical, largou tudo, deixou o dinheiro, o cargo de cobrador de impostos para seguir a Jesus. O Reino de Deus deu um novo rumo para a sua vida. E você? Se Jesus chegasse para você e dissesse, vem e me segue, você deixaria tudo e o seguiria? Estaria disposto a fazer uma mudança total? Muitas vezes, vivemos reclamando das coisas que temos, da nossa situação, das dificuldades, da falta de amigos, ou de doenças. Mas Jesus está aqui, de braços aberto nos chamando, chamando para segui-lo.

Mateus escolheu ser amigo de Jesus e segui-lo. Mateus convidou Jesus para jantar em sua casa, e outros colegas de Mateus também queriam conhecer a Jesus e foram lá. Também foram jantar com Jesus pessoas que não eram bem vistas pelos fariseus. Mas Jesus não se preocupava com a “fama” das pessoas. Ele ensinava as pessoas a serem amigas uma das outras, a se respeitar e amar uns aos outros.

Mais tarde, enquanto Jesus estava jantando na casa de Mateus, muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama chegaram e sentaram-se a mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: - Por que é que o mestre de vocês come com os cobradores de impostos e com outras pessoas de má fama? Jesus ouviu a pergunta e respondeu: - os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Vão e procurem entender o que quer dizer este trecho das Escrituras Sagradas: “Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais.” Porque eu vim para chamar os pecadores e não os bons. (Mt 9.10-13).

Jesus está convidando essas pessoas a fazerem parte da sua família, transformando suas vidas. Está celebrando a amizade e a comunhão com pessoas que eram excluídas pela sociedade da época. Jesus não faz distinção entre as pessoas, não exclui ninguém, mas nos chama para ter uma comunhão com Ele, apresentando uma nova vida, uma vida que leva a um caminho de amor, de amizade. Você quer essa vida com Jesus?

Evangelismo: Por isso devemos estar de ouvidos bem abertos para escutar o chamado de Jesus. Para ouvir a voz de Deus precisamos ser obediente, ser fiel e justo. Vamos fortalecer nossa amizade com Jesus, e continuar merecendo ser parte da família dEle? Vamos orar? E não se esqueçam de convidar novos amigos próxima célula.



Líder Jaqueline Mariath Dutra