Leia Mais


Parábola do Semeador


Quebra gelo: Dê boas vindas às crianças. Apresente os novos participantes e diga que são muito bem vindos, que eles são frutos das sementes que estamos plantando através da oração. Pergunte: vocês já plantaram ou ajudaram a plantar uma semente ou uma muda de alguma planta? Como vocês fizeram?

Exaltação: Cante uma música com elas e peça que uma delas ore para iniciarmos a célula.

Edificação: Parábola do Semeador Mc 4.1-20

Vocês sabem me dizer o que é uma parábola? Já ouviram essa palavra antes? Na Bíblia, em Mc 4.10-11 nos ensina que Jesus falava com a multidão através de parábolas, que é a forma de contar uma história que contenha uma verdade, para fazer as pessoas pensarem a respeito da mensagem que Ele estava ensinando. É, portanto uma comparação.

Hoje nós vamos escutar a Parábola do Semeador. Vocês já conhecem essa parábola? (Mc 4.1-9) Jesus começou a ensinar novamente na beira do lago da Galiléia. A multidão que se ajuntou em volta dEle era tão grande, que Ele entrou e sentou-se num barco perto da praia, onde o povo estava. Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia: Escutem! Certo homem saiu para semear. E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo. Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. Mas quando o sol apareceu, queimou as plantas, e secaram porque não tinham raízes. Outras sementes caíram no meio dos espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Por isso nada produziram. Mas as sementes que caíram em terra boa brotaram, cresceram e produziram a base de trinta, sessenta e até cem grãos por um. E Jesus terminou dizendo: - Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.

Jesus explicou que a semente é a palavra de Deus. Quem ouve a palavra de Deus é comparado a um tipo de terra. Se nós aprendemos, obedecemos e praticamos o que nos foi ensinado, somos comparados à terra boa e a semente que caiu nessa terra deu muitos frutos.

Mas quando continuamos pecando, não sendo obedientes, desobedecendo aos pais, aos avós, aos mais velhos, aos professores, quando desrespeitamos as pessoas, quando mentimos, quando brigamos, somos comparados a beira do caminho onde a semente foi engolida pelos pássaros, ou à terra rasa onde o sol queimou a semente, ou à terra de espinhos que cresceram e sufocaram a semente que assim não deu frutos. Quando agimos assim, nós não estamos com Jesus, mas sim com o inimigo. Vocês sabem quem é o nosso inimigo que faz com que a gente ande longe de Deus? (escute as respostas e explique que o diabo nos leva para o mau caminho, e que o nosso coração não será uma boa terra e que não dará bons frutos, e permaneceremos distantes de Deus).

Evangelismo: Por isso vamos cuidar do nosso coração para que seja uma terra fértil, boa. Aprender e praticar o que aprendemos sobre a palavra de Deus, cuidando as nossas atitudes, obedecendo, e aceitando Jesus como nosso Senhor e Salvador. Assim, vamos produzir a trinta, a sessenta, a cem por um, frutos doces, flores lindas, árvores que darão sombra para descansar. Ore muito, pois a oração é o adubo para que a semente cresça, e confie em Jesus, Ele rega a semente para que cresça cada vez mais linda. Vamos orar? E não se esqueçam de convidar novos amigos para a próxima célula.



Líder Jaqueline Mariath Dutra