Leia Mais


A despedida de Josué


Josué 19. 49-51; 23, 24

Vimos semana passada como Deus honrou Calebe dando uma terra especial a ele honrando assim a promessa feita aos dois por terem obedecido a Deus quando os outros dez espiões desobedeceram desanimando o povo.

Você lembra qual foi o outro espião? Foi Josué e Deus não se esqueceu dele. Ele também recebeu sua herança como Deus havia prometido através de Moisés. Alguma vez teus pais prometeram uma coisa pra ti e esqueceram-se de cumprir ou simplesmente não tiveram condições de cumprir? Às vezes nos acontece de alguém nos prometer algo e depois não cumprir. Ao contrário das pessoas, Deus não falha nas promessas que ele tem pra nós na Bíblia.

Falamos bastante de Josué ultimamente e acredito que você conheça quase tudo da vida dele. Ele levava muito a serio o relacionamento com Deus e esse era o segredo das suas vitorias. O mesmo Deus quer dar muitas vitorias pra ti. Você se lembra do segredo de Josué? Veja lá em Josué 1: 7-8 qual era o seu segredo. Você vive dessa forma? Pra você conseguir viver dessa forma é preciso que primeiro você entregue sua vida a Jesus convidando-o como o teu salvador pessoal.

Josué não se preocupou apenas com as coisas materiais como a conquista da terra de Canaã e a sua distribuição entre as tribos de Israel. Ele sabia que o futuro do seu povo dependia do relacionamento dele com Deus. Por esse motivo depois da conquista da terra ele reuniu o povo e o desafiou a abandonar os deuses falsos e seguir o Deus vivo. Nesta ocasião ele disse ao povo que deveriam escolher hoje a quem servir. Josué e sua família serviriam ao Senhor o Deus vivo (Js. 24. 15).

Hoje é o tempo de Deus. Nossa vida é muito preciosa pra Deus, não devemos deixar pra amanhã as decisões que podemos tomar hoje em relação a Deus. Deus te desafia HOJE a abandonar aquelas coisas que te prendem e impedem os milagres dele na tua vida. O pecado também impede que você influencie teus amigos e consiga ganhá-los pra Jesus trazendo-os pra célula.

A preocupação de Josué era em relação aos outros deuses. Eles poderiam desviar o povo de Deus. Vivemos num tempo em que muitas coisas também podem nos desviar de Deus. Coisas como televisão, internet, redes sociais, futebol, festas. Quando eu deixo de fazer as coisas de Deus como ler a Bíblia, orar, evangelizer, ir à célula estas coisas se tornam um deus falso na minha vida. Deus falso é tudo aquilo que atrapalha meu relacionamento com o Deus vivo.

Depois dessas instruções ao povo, Josué morreu. Ele chegou aos cento e dez anos de idade e morreram também os outros homens que viveram no tempo de Josué e sabiam das coisas grandes que Deus havia feito através de Josué. Josué se despediu, mas o seu desafio permanece até hoje. E você? Já decidiu a quem vai servir? Ao Deus vivo ou aos deuses dos seus antepassados? (v.15).



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma