Leia Mais


Jesus é o Filho de Deus


Quebra gelo: Receba as crianças com alegria, acomode-as e providencie um objeto para elas desmontarem (algo que não seja difícil demais montar novamente. Pode ser um carinho ou outro objeto. Não pode ser peças de quebra cabeça ou peças de montar) depois de desmontar coloque todas as peças desmontadas num saquinho plástico e deixe de lado para usar durante a história.

Exaltação: convide as crianças para cantarem um cântico depois leia com elas João 1.10-13. Verbo ou Palavra nesses versículos se refere ao Senhor Jesus. Orem pela reunião.

Edificação: Jesus é o Filho de Deus Jo. 1. 1-16; Lc.2.41-52; 4.16-30

No livro de Genesis nós lemos como Deus criou todas as coisas. Ele disse e tudo foi surgindo. Portanto foi por sua palavra que tudo foi criado. O evangelho de João começa explicando que esta palavra (ou verbo, dependendo da tradução) é o próprio Jesus. Jesus estava junto na criação de todas as coisas. Nas escolas hoje se ensina que todas as coisas surgiram de um processo de evolução que foi acontecendo por acaso.

Você acredita que o objeto que desmontamos e está dentro da sacola vai voltar a se montar sozinho? Não? E se sacudir ele? Não, mesmo assim esse objeto vai continuar desmontado ate que alguém pegue as ferramentas necessárias e o monte novamente. Se um objeto simples não vai se remontar sozinho então como vamos pensar que seres bem mais complicados vão surgir por acaso sem a ajuda de uma força externa? Essa é uma maneira bem simples de provar que o ser humano foi criado por Deus.

Os pais de Jesus tinham o costume de ir todos os anos a Jerusalém para participarem da festa da páscoa. Jesus já estava com doze anos e já conhecia a rotina de todos os anos. Como qualquer criança dessa idade Jesus gostava de fazer essa viagem. Quando a festa terminou cada família arrumou suas próprias coisas pra retornar pra casa e no outro dia bem cedo iniciaram a viagem. Era uma turma grande, varias famílias viajavam juntas, era uma caravana. Os pais de Jesus imaginavam que seu filho estivesse em meio ao grupo talvez com as outras crianças. No final do dia quando se organizaram para passar a noite descobriram que Jesus não estava ali. Assim retornaram a Jerusalém pra procurar o menino e só o encontraram três dias depois, imaginem onde: no templo. Ele estava no meio dos mestres da lei (que era o antigo testamento) ouvindo os seus ensinos e fazendo perguntas. Todos estavam admirados com a sabedoria de Jesus. Jesus não desperdiçou a oportunidade de estudar e aprender mais sobre a Bíblia.

Você já perdeu a hora de ir pra casa? Teu pai ou tua mãe não ficaram preocupados? O pai e a mãe de Jesus também estavam aflitos procurando por ele. Jesus porem disse a eles que ele deveria estar na casa do pai dele. Eles não entenderam o que Jesus quis dizer, mas podemos ver que aos doze anos ele já tinha consciência de que ele era o filho de Deus. Mesmo assim Jesus continuava obediente aos seus pais aqui da terra. Na medida em que ele crescia tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele. Jesus é o nosso modelo em todas as coisas, hoje aprendemos com ele a sermos obedientes aos nossos pais.

O povo de Israel adorava a Deus num lugar que eles chamavam de sinagoga e Jesus costumava participar e às vezes ele tinha oportunidade de ler a palavra de Deus e dar uma explicação pra ela. Certo dia ele leu as palavras do profeta Isaias que falavam a respeito da vinda do salvador. Jesus explicou que este texto estava falando dele próprio. As pessoas que ouviram essa declaração ficaram com raiva de Jesus e tentaram matá-lo. Espero que você tenha compreendido que Jesus é o filho de Deus e que ele já existia desde a criação do mundo. Esse mesmo Jesus quer morar no teu coração se ele ainda não mora você pode convidá-lo agora para entrar no teu coração.

Evangelismo: orar pra ter coragem como Jesus de falar do amor dele aos outros e orar.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma