Leia Mais


Ser fiel


Quebra gelo: Dê boas vindas às crianças. Pergunte como estão as férias, se elas têm brincado com outras crianças e se tem convidado esses amigos para virem na célula e no cultinho.

Exaltação: Cante uma música com elas e peça que uma delas ore para iniciarmos a célula.

Edificação: Ser fiel! At 28.1-31

Vocês conhecem alguma pessoa que foi mordida por uma cobra ou algum animal venenoso? O que aconteceu com ela? (escute as respostas das crianças). Temos que ter cuidado com esses animais, muito mais no verão. Eles andam muito mais e corremos muitos riscos.

Nesta passagem que estamos aprendendo hoje, Paulo estava sendo levado para Roma onde seria julgado pelo Imperador. Mas quando estavam no mar, teve uma tempestade muito grande, muito perigosa, estragou o navio e eles precisaram descer em uma ilha para que pudessem consertar e seguir viagem.

Eles chegaram a Malta, e os moradores da ilha receberam com muita bondade, acenderam uma fogueira, e Paulo pegou um feixe de gravetos, quando viram uma cobra pendurada na mão dele. O povo que estava ali pensou que ele ia morrer, mas Paulo sacudiu a cobra e não aconteceu nada com ele. (At 28.3-5). Sabem por que não aconteceu nada com Paulo? Ele estava trabalhando para o senhor Jesus, estava falando para aquelas pessoas sobre o reino de Deus. As pessoas não entendiam bem, achavam que ele era um deus por não ter morrido com a picada da cobra. Mas a verdade é que Deus protege os seus filhos dos perigos e Paulo era fiel, era obediente, e Deus tinha um propósito para sua vida.

Nessa passagem da bíblia, podemos perceber como é importante estar firme e fiel com Deus, orando, jejuando, louvando para que o fogo do Espírito Santo permaneça aceso em nossos corações. Não podemos nos deixar envolver pelo veneno da cobra, que significa ser derrotado pelo diabo, pela mentira, pela desobediência, que nos esfria, que faz o fogo do Espírito Santo se afastar de nós.

Devemos estar todos os dias com Jesus. Paulo durante toda a sua viagem, em todas as cidades que ele esteve nos ensinou isso. O valor da amizade, da compaixão, da humildade. E em Malta, a ilha onde o aportaram, fez a mesma coisa, curou doentes pelo poder de Deus, mas principalmente, curou a doença da alma, levando a palavra de Deus para essas pessoas. O diabo tentou impedir Paulo de cumprir com o propósito que Deus tinha para a sua vida. Tentou matá-lo várias vezes, mas Deus estava protegendo sempre, pois Paulo era um discípulo fiel e mesmo diante de todas as dificuldades, dos obstáculos que enfrentou ele superou, pois tinha certeza que Deus estava com ele. Você também é um discípulo fiel?

Evangelismo: Por isso meus amados, devemos sempre orar para que o Senhor nos oriente, nos fortaleça para continuarmos sendo fieis, obedientes, lembrando sempre que a oração nos liga a Deus e uma oração de fé pode muito tanto nas nossas vidas, como na vida das pessoas que amamos. Vamos orar? E não esqueçam de convidar novos amigos próxima célula e no próximo culto também.



Líder Jaqueline Mariath Dutra