Leia Mais


Pedro, Diante do Sinédrio


PEDRO - Diante do Sinédrio At: 5.17-42

O Sinédrio era formado por 70 homens respeitados pela comunidade. No tempo de Jesus e dos discípulos (apóstolos) era o Sinédrio que tomava as decisões mais importantes em Israel. Tinha o poder de julgar todas as questões nacionais inclusive as questões espirituais e religiosas. Esses 70 homens se dividiam principalmente em dois partidos: os fariseus e os saduceus; é que os fariseus acreditavam na ressurreição dos mortos e os saduceus não acreditavam.

Foi esse Sinédrio que mandou prender Pedro e Paulo proibindo-os de pregar o evangelho. Eles obedeceram? Não. Pelo contrario, como vimos semana passada, eles continuavam falando de Jesus e realizando muitos milagres em nome de Jesus. Você teria coragem de fazer isso? Eles oravam e estavam cheios do ESPIRITO SANTO, isso dava coragem aos apóstolos e dá coragem pra nós também pra falar de Jesus aos outros.

Não adiantou de nada prender Pedro e João. Agora o Grande Sacerdote e os saduceus mandaram prender os doze apóstolos. Mas naquela noite um anjo do Senhor abriu os portões da cadeia e os levou pra fora e disse a eles que fossem ao templo e ali anunciassem ao povo tudo a respeito da nova vida em Jesus. Assim quando amanheceu, foram bem cedo ao templo ensinar o povo.

Por sua vez, o Grande Sacerdote e os seus companheiros reuniram os líderes do povo para uma reunião no Sinédrio. Quando todos estavam reunidos, mandaram trazer os apóstolos, mas que surpresa, a cadeia estava trancada, só que vazia. Imagine só que confusão. Eles não entenderam o que tinha acontecido. Em meio à confusão veio alguém correndo pra avisar que os homens que foram presos estavam de novo no templo. Você seria insistente como os apóstolos ou você desistiria de falar de Jesus à primeira risada que derem de ti?

Buscaram de novo os apóstolos e os xingaram proibindo-os de falar de Jesus. Pedro porem respondeu que eles deveriam obedecer a Deus e não às pessoas. Os membros do Sinédrio ficaram com muita raiva deles e queriam matá-los. Um deles, chamado Gamaliel, porem pediu para retirar os discípulos e disse que eles não deveriam fazer nada contra esses homens porque se esse plano viesse de seres humanos, acabaria logo. Mas se viesse de Deus ninguém poderia destruí-lo e nesse caso estariam lutando contra Deus.

Desistiram então de matar os apóstolos, mas deram-lhes uma surra de chicote. Apesar disso saíram dali alegres porque Deus os tinha achado dignos de sofrer por causa do nome dele. Vejam a transformação de Pedro. Era tão medroso, mas agora tinha uma coragem incomum. Na verdade era uma forma de viver muito empolgante. Uma aventura a cada novo dia. Você quer uma vida de aventura? Tudo começa no dia em que a gente convida Jesus pra ser o nosso Salvador.

Memorize com as crianças: “Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do pai, do filho e do Espírito Santo.” (Mt 28.19)



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma