Leia Mais


Paulo e as acusações dos judeus


Quebra gelo: Cumprimente as crianças e dê as boas vindas àquelas que estiverem pela primeira vez. Converse com elas sobre política peça a elas se já tiveram oportunidade de conversar com um vereador ou prefeito.

Exaltação: cante um cântico conhecido com as crianças e orem juntos para que este encontro sirva pra transformar elas em pessoas decidas a andar com Jesus como o apostolo Paulo.

Edificação: Paulo e as acusações dos judeus At 22.30 – 24.23

Ao perguntarmos para qualquer pessoa inclusive crianças ‘o que vai acontecer de importante neste ano no Brasil?’ a primeira coisa que vem a nossa lembrança é a copa do mundo . É ou não é verdade? ( deixe as crianças responderem). Mas não é só isso que vai acontecer de importante no Brasil durante esse ano. Outra coisa muito importante que vai acontecer são as eleições pra presidente, governador e deputados vocês sabem o nome do presidente do Brasil? O nome do governador do nosso estado? Você sabia que pra ser candidato é preciso que a pessoa pertença a um partido político? Você sabe dizer o nome de algum deles? É importante entender que cada partido tem umas idéias diferentes.

No tempo de Jesus já existiam partidos políticos em Israel e no tempo do apostolo Paulo os dois principais partidos políticos que existiam eram os fariseus e os saduceus. Esses partidos também tinham idéias diferentes como os nossos partidos também têm, inclusive tinham idéias diferentes em relação às questões espirituais. Lembra que na semana passada Paulo foi preso no pátio do templo e foi salvo da morte pelo comandante das tropas romanas que podemos comparar com a nossa policia. Isso aconteceu quando Paulo estava no pátio do templo. Paulo ia ser chicoteado mas por ser cidadão romano ele se livrou dessa. Paulo tinha o que chamamos de ‘dupla cidadania’ ele era judeu de ‘sangue’ mas nasceu na região da Cilícia (At 23.34) que pertencia ao império romano. Você conhece alguém que tem ‘dupla cidadania’?

O comandante reuniu os lideres judeus para descobrir o motivo pelo qual eles queriam matar o apostolo Paulo. Por fim chamou o próprio Paulo pra que ele pudesse se defender das acusações que eles tinham feito contra eles. Paulo olhou para aqueles homens e percebeu que a metade deles era do partido dos fariseus e a outra metade do partido dos saduceus então Paulo disse bem alto: “meus irmãos eu sou fariseu e filho de fariseu e hoje estou sendo julgado porque eu creio na ressurreição dos mortos.” Os saduceus não criam nisso nem que existem anjos ou espíritos malignos então os dois partidos começaram a discutir e acabou por isso mesmo. Paulo continuava preso. Deus deu sabedoria a Paulo nessa resposta por Deus tinha um propósito de levar Paulo a outros lugares.

Enquanto Paulo estava na prisão os judeus começaram a tramar para matarem o apostolo. Deus estava cuidando dele por isso seu sobrinho descobriu e contou tudo ao comandante. Como medida de segurança o comandante mandou uma escolta levar Paulo ate a cidade de Cesaréia. Assim os lideres judeus tiveram que ir ate lá para acusarem a Paulo, mas não conseguiram a condenação dele. Depois disso Paulo teve oportunidade de pregar ao governador Felix que adiou a decisão do caso dele. Paulo continuava preso mas os seus amigos podiam ajudá-lo no que ele precisava na prisão. Deus estava cuidando de cada detalhe da vida de Paulo porque ele decidiu obedecer mesmo diante dos ricos de morte e perseguição. Deus quer que você também seja fiel.

Evangelismo: Líder planeje sair junto com as crianças de casa em casa para convidar crianças novas e orem por isso. Ore também para que as crianças tenham o desejo de viverem como Paulo.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma