Leia Mais


Josué e Calebe


Josué 11, 14 (Calebe)

Já falamos bastante de Josué e quando falamos nele acabamos falando de batalhas, guerras e conquistas. Deus o chamou pra conquistar um país inteiro e reparti-lo entre o povo de Israel. Deus nos chamou pra conquistar territórios. Você está se preparando pra isso?

Agora chegou a vez de Jabim, rei da cidade de Hazor, se preparar para enfrentar Josué. Jabim se uniu com os reis de outras cidades e formaram um enorme exército com tantos soldados como a areia da praia do mar.

De todas as guerras que Josué enfrentou esta era a maior, imagina tantos soldados que não se podia contar. Deus disse a Josué que não deveria ter medo (Js 11. 6). Deus garantiu a Josué que mataria os inimigos pra Israel. Dessa forma também Deus luta a nosso favor contra os nossos inimigos que são a carne, o mundo e satanás. Pra que Deus faça isso precisamos ser obedientes a Deus e estar dispostos a lutar contra o pecado como Josué e seus soldados foram. Depois dessas guerras todas chegou a hora de repartir a terra.

Lembram daquele homem que esteve junto com os doze espiões e que junto com Josué disse que o povo de Israel conquistaria a terra? Lembra quem era? Era Calebe. Desde que o povo entrou na terra de Canaã até agora a bíblia não fala de Calebe, mas nesse tempo todo Calebe esteve lutando e ajudando o povo de Israel a conquistar a terra. Daquele dia até agora se passaram quarenta e cinco anos e Calebe tinha uma promessa: Seria dono da terra que pisaria. A promessa continuou viva na cabeça e no coração de Calebe durante esse tempo todo. Deus tem uma promessa pra você. Uma promessa especial pra cada um.

Calebe disse a Josué que agora, com oitenta e cinco anos, ele se sentia tão forte como no dia em que Moises o mandara espionar a terra. Você consegue imaginar um vovô que você conhece com a força de um homem de quarenta anos? O que fez a diferença na vida de Calebe foi a promessa que ele tinha recebido. Na tua vida as promessas de Deus fazem a diferença? Calebe permaneceu firme obedecendo a Deus durante esses anos todos e isso deu a ele condições de ver a promessa se cumprindo em sua vida. Calebe recebeu a terra de Hebron como cumprimento da promessa.

Já descobriu qual a promessa de Deus pra ti. Deus promete que toda a pessoa que convida Jesus pra morar em seu coração tem uma terra prometida no céu, a cidade celestial. A promessa de Deus, porém, não é só o céu. Nós temos uma terra a conquistar pra Jesus levando o evangelho, falando de Jesus para as pessoas para que elas o aceitem como Salvador. Em que cidade você vai fazer isso? Quando você crescer pra que país você acha que Jesus vai querer que você vá? Você já pensou em começar célula em outro país? (LIDER CONVERSE DURANTE UM TEMPO SOBRE ESSE ASSUTO COM AS CRIANÇAS E DEIXE CADA UMA FALAR).



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma