Leia Mais


Paulo e o Dorminhoco de Trôade


Quebra gelo: Receba as crianças e ofereça algo para se refrescarem. Converse com elas a respeito de experiências como trepar em arvores ou outros lugares altos e se alguém já caiu e se machucou dessa forma.

Exaltação: cante um cântico com as crianças que fale sobre fé. Leia e repita algumas vezes com as crianças Atos 20.10. Ore com elas.

Edificação: Paulo e o Dorminhoco de Trôade At 20. 1-16

Sabe aquelas antenas de telefone bem altas? Pois é, há alguns dias atrás vi um homem trabalhando numa dessas torres trepado bem alto. Isso é coisa só pra adulto e alguém bem corajoso. Falando em altura e coragem, outra vez vi um homem trabalhando num andaime. Ele estava a uns cinco metros de altura pintando a janela de uma casa. Enquanto olhava seu pincel caiu e ele deu um suspiro assustado. Ele havia cochilado sentado no andaime naquela altura toda imaginem a tranqüilidade dele. Você ficaria tão tranqüilo nessa altura a ponto de dormir?

Depois de ter resolvido a situação em Éfeso, Paulo com alguns discípulos seguiu viagem por várias cidades animando as pessoas a permanecerem firmes na fé. Paulo usava as suas dificuldades para isso. Em quase todas as cidades onde Paulo pregou o evangelho ele enfrentou situações difíceis porque em todas elas teve pessoas que não aceitaram o evangelho e ainda tentaram impedir que Paulo continuasse pregando, algumas vezes quase o mataram. Paulo porem tinha os olhos fixos nas vitorias, nas igrejas fundadas que estavam crescendo e para as promessas de Jesus. Você também precisa decidir se vai desanimar com as coisas ruins que te acontecem ou olhar para as coisas boas que Deus tem pra ti e se animar essa é a atitude de uma criança vencedora.

Quando chegaram à cidade de Trôade Paulo resolveu passar uns dias a mais e ficou uma semana inteira. No sábado à noite eles se reuniram para o culto e como Paulo estava por ali reuniu muita gente. O lugar do culto ficava numa sala no terceiro da casa, teve gente sentada até na janela. Paulo continuou pregando até madrugada. Ele tinha muitas coisas a ensinar para as pessoas de Trôade. Parece que nem todos estavam tão interessados nessa palavra. Um rapaz de nome Êutico começou a cochilar e dormiu mesmo, até aqui sem problema, pois isso acontece nos nossos tempos ainda, pessoas estão muito cansadas e por isso acabam dormindo em alguma reunião. (você conhece alguém assim?) O problema é que Êutico estava sentado dentro da janela e era no terceiro andar da casa e quando ele dormiu caiu da janela. E caiu pra fora. Você pode imaginar a correria certamente todos correram para acudir o rapaz inclusive Paulo.

Ergueram o rapaz, mas estava morto. Se você estivesse no lugar de Paulo o que você faria? Talvez você pensasse logo em chamar uma ambulância ou o ‘SAMU’. Nada disso, Paulo abraçou Êutico e disse que ele estava vivo. Mais um milagre de Jesus através da vida de Paulo. Vamos pensar um pouco. O que fazia Paulo ter uma fé dessas? É que ele alimentava sua fé? Você está alimentando a sua fé? Como podemos alimentar nossa fé? (deixe as crianças darem sua opinião). Vou ajudar vocês a pensar: as nossas brincadeiras são uma maneira de alimentar a fé. Vocês brincam de polícia e ladrão, varias brincadeiras que envolvem matar ao invés disso você pode brincar de Paulo e Êutico (só não pode pular do terceiro andar) brincar de fazer milagres. Você joga joguinhos que são de matar e destruir, será que isso alimenta nossa fé em Deus? Não, apenas alimenta nossa fé naquele que vem pra roubar matar e destruir que é Satanás (Jo.10. 10) aquilo que você assiste na TV também vai alimentar tua fé em Jesus ou não.

Paulo e seus discípulos continuaram viagem passando por mais alguns lugares até o porto de Mileto. Paulo estava com pressa de chegar a Jerusalém antes do dia de Pentecostes. Vamos acompanhá-lo no restante da viagem.

Evangelismo: incentive as crianças para fazer novas amizades nos dias de final de ano para convidá-las para a célula e orem por isso.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma