Leia Mais


Paulo e os filhos de Ceva


Quebra gelo: receba as crianças e acomode-as. Se possível ofereça um suco ou água gelada. Converse com elas sobre a expectativa dos últimos dias de aula e aquilo que mais marcou na escola no ano que termina.

Exaltação: cante um cântico, se possível que fale do poder de Deus ou de Jesus. Leia na Bíblia e repitam juntos Atos 19. 20. Orem pra que a palavra de Jesus se torne poderosa na nossa célula.

Edificação: Paulo e os filhos de Ceva. At. 19. 11- 20

Milagres acontecem! Essa é uma expressão comum em nosso meio. Você já esteve junto onde aconteceu um milagre? Já orou pedindo pra Deus fazer um milagre na vida de alguém e esse milagre aconteceu? Na igreja do Novo Testamento era normal os milagres acontecerem. (Deixe as crianças comentarem das suas experiências.)

Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo. A bíblia não fala de todos os milagres que aconteciam, pois eram muitos, mas esclarece que as pessoas pegavam até lenços e aventais que Paulo usava pra levar aos doentes e eles eram curados e outros eram libertos de espíritos maus. Você acha que nós servimos o mesmo Jesus de Paulo ou é outro? É o mesmo. Então podemos esperar os mesmos resultados na nossa vida com Deus que Paulo alcançou na dele. Que tal começar agora? (peça para as crianças se alguma delas tem alguma doença ou outro problema ou se conhecem uma pessoa doente e convide-as para orar. Interrompa a historia e ore com elas por cada pessoa mencionada. Peça a elas que orem também.)

Paulo não tinha poder de fazer nenhum desses milagres ele fazia tudo em nome de Jesus e deixava isso muito claro para todos por isso alguns judeus, filhos do grande sacerdote dos judeus que se chamava Ceva, começaram a expulsar demônios e eles falavam assim: ‘Pelo poder do nome de Jesus, o mesmo que Paulo anuncia, eu mando que vocês saiam!’ você percebe que eles falam do Jesus de Paulo? Isso porque eles não tinham aceitado Jesus como salvador deles, isso não ia acabar bem. Se você quiser ajudar os outros precisa primeiro ter aceitado Jesus como salvador. Você já fez isso? (Líder, se tiver crianças que ainda não aceitaram Jesus como salvador você pode agora fazer o convite e fazer a oração aceitando Jesus.

Não demorou e estavam expulsando um demônio e ao invés de ele sair da pessoa, ele disse aos filhos de Ceva: ‘Eu conheço Jesus e sei quem é Paulo. Mas vocês, quem são? Sabem o que aconteceu? O homem que estava dominado pelo demônio avançou nos filhos de Ceva e bateu tanto neles que fugiram da casa, feridos e com as roupas rasgadas. As pessoas de Éfeso ficaram sabendo do que aconteceu e o nome de Jesus se tornou mais respeitado ainda.

Em Éfeso muitas pessoas eram envolvidas com feitiçaria e quando se converteram a Jesus decidiram abandonar a feitiçaria porque é uma coisa que desagrada a Deus e trouxeram os livros de feitiçaria para queimar. Se fosse no nosso dinheiro atual se calcularia o valor desses livros em alguma coisa de mais ou menos um milhão de reais. Se nós verdadeiramente queremos seguir a Jesus e sermos filhos dele e receber seus milagres precisamos abandonar as coisas erradas. Eu acredito que você não tem livros de feitiçaria pra jogar fora, mas pode ter outros objetos que são consagrados às trevas como roupas, calçados ou brinquedos. Existem joguinhos que nos afastam de Deus, filmes, sites da internet, brincadeiras erradas também. A bíblia diz que onde o pecado é confessado e as práticas pecaminosas abandonadas, Jesus se manifesta de maneira poderosa através dos seus filhos.

Evangelismo: Os amigos que você convidou durante a semana vieram? Orem novamente pelos motivos apresentados durante a edificação e cada criança pode orar por alguém que vai convidar durante a semana.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma