Leia Mais


A Terceira viagem de Paulo


Quebra-gelo: cumprimente as crianças que estão visitando a célula pela primeira vez. Faça com que elas se apresentem, dizendo o seu nome e quem elas conhecem que estão ali. Peça para que todas as deem boas vindas aos novos membros. Pergunte: Você obedece a seus pais, professores e aos mais velhos? E a Jesus, você obedece também?

Exaltação: Cante com as crianças um cântico que elas conheçam. Depois mostre na Bíblia como achar o texto que será estudado hoje, Atos 18.23 até 19.10. Ore com as crianças e peça para que uma delas também faça uma oração.

Edificação: A terceira viagem missionária de Paulo.

Vamos continuar nosso estudo sobre as viagens de Paulo. Aprendemos sobre a viagem de Paulo em Tessalônica, onde o povo de lá teve inveja de Paulo. Na continuação da sua viagem, quando chegou a Corintos e foi anunciar o Evangelho junto com seus discípulos, eles foram xingados pelos judeus. E nessa vamos ver que alguns não acreditaram, e eram desobedientes e falavam mal.

Hoje, vamos aprender sobre a terceira viagem de Paulo. Ele estava viajando por muitos anos, ensinando sobre o Reino de Deus, visitando muitas igrejas.

Nessa viagem, quando Paulo chegou à cidade de Éfeso, conheceu Apolo que também ensinava sobre Jesus. Mas ele conhecia a Jesus através de João Batista. Deve ter sido ensinado por um dos discípulos de João Batista. Aprendeu sobre o batismo nas águas, mas não aprendeu sobre a morte e ressurreição de Jesus, que ele morreu para nos salvar. Vocês sabem por que Jesus morreu por nós? (escutem as respostas das crianças).

Apolo começou a falar nas sinagogas e ajudou a defender aquilo que os Judeus atacavam. Vocês sabem os judeus não acreditam que Jesus é o Cristo, que veio para nos salvar? Pois é, Apolo conheceu Priscila e Áquila que lhe ensinaram mais coisas sobre Jesus, e passou a ensinar mais e melhor, depois que aprendeu que Jesus morreu na cruz para nos salvar.

Passado algum tempo, Apolo foi para outra cidade chamada Acaia e ajudou muitas pessoas a aceitarem Jesus como seu Senhor e Salvador. Vocês querem aceitar Jesus como seu único Senhor e Salvador? (deixem as crianças falarem e aquelas que não aceitaram ainda, fale com elas no final da célula, para ter certeza de que entenderam o significado dessa aceitação).

Mas faltava uma coisa ainda para Apolo, ele não tinha sido batizado em nome de Jesus, pois o batismo de João era um batismo de arrependimento, anunciando que após ele viria o Messias. Assim, Apolo, que tinha sido batizado por João, não tinha recebido o Espírito Santo, e Paulo, impondo as mãos, o batizou e veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e também profetizavam. (At. 19.6)

Depois disso, Paulo pregou durante três meses na sinagoga de Éfeso, ensinando sobre o Reino de Deus, mas aquele povo era muito teimoso e desobediente, tinham o coração endurecido e falavam mal sobre o caminho de Cristo diante da multidão, não acreditavam no que Paulo falava. Você acha certo isso? (escute as respostas das crianças, pergunte para elas: se desobedecerem a Deus, a Jesus, o que acontece com elas?)

Mas Paulo não desistiu, levou aqueles que tinham entendido para uma escola, e passou a ensinar diariamente sobre o Reino de Deus até que todos os moradores daquele lugar, judeus e não judeus, ouviram a sua mensagem, e acreditaram nele.

Conclusão: Vamos obedecer a Deus, a Jesus, ser obediente, e estaremos agradando a Jesus e sendo abençoados. Vamos também convidar novos amiguinhos para estar aqui na semana que vem, para que eles também possam aprender sobre o Reino de Deus!



Líder Jaqueline Mariath Dutra