Leia Mais


Paulo termina a viagem


Quebra Gelo: Dê as boas vindas às crianças e apresente os visitantes. As vezes nossos pais nos xingam. O que você sente e faz quando outra pessoa te xinga? Deixe cada criança comentar e toque novamente na questão lá quando os judeus xingaram Paulo.

Exaltação: cante um cântico que você conhece com as crianças. Leia junto com elas Atos 18. 9-10. Enfatize que Jesus está com a gente e nos protege quando fazemos sua vontade de falar do evangelho aos outros ore com elas.

Edificação: Paulo termina a viagem At. 18. 1-22.

Você lembra o que aconteceu em Atenas? (relembre com as crianças). De Atenas o apostolo Paulo foi até a cidade de Corinto. Essa era uma cidade importante e grande, ali ele encontrou um casal que era judeu e estava vindo de Roma. O nome dele era Áquila e o nome dela era Priscila. Paulo se juntou a eles, pois tinham a mesma profissão. Qual você imagina ser a profissão de Paulo? (deixe as crianças responder.) A profissão deles era fazer barracas.

Veja só, Paulo era apostolo, mas se precisasse trabalhar ele tinha sua profissão, ou seja, teria uma alternativa de trabalho para se sustentar. Quando você crescer qual vai ser tua profissão? O que você gostaria de trabalhar? (Deixe cada um responder) Paulo era apóstolo e você vai ser o que? Apóstolo, missionário, profeta, pastor? (deixe novamente cada um responder.) Paulo não fazia só barracas ele também se preocupava em falar do amor de Jesus para as pessoas por isso todos os sábados se reunia na sinagoga (que era o lugar de culto dos judeus) e procurava convencer os judeus e os não-judeus a aceitarem Jesus como Salvador.

Alguns dias se passaram em Corinto e Paulo recebeu reforço dos discípulos dele. Quando Silas e Timóteo chegaram Paulo começou a dar todo o seu tempo para anunciar o evangelho. Alguns judeus ficaram contra Paulo e o xingaram. Isso levou Paulo a anunciar o evangelho só aos não judeus e foi se hospedar na casa de Tício Justo que era um não judeu. O chefe da sinagoga que se chamava Crispo, também creu no Senhor Jesus.

Diferente do que aconteceu em Atenas, muita gente creu em Jesus e foi batizada em Corinto. Certa noite Paulo teve uma visão onde viu Jesus e este o animou nesta visão dizendo que Paulo era pra continuar falando dele sem desanimar e que o próprio Jesus estaria com ele para protegê-lo das pessoas que queriam lhe fazer mal. Mais pessoas na Bíblia tiveram visões assim de coisas espirituais. Como acontece isso? É quando você está orando com os olhos fechados procurando sentir mesmo a presença de Jesus. Nesses momentos Deus pode mostrar imagens pra nós direto na nossa mente e até falar alguma coisa pra nos animar. Então quero te desafiar a parar de levar os momentos de oração na brincadeira.

Paulo foi embora de Corinto, mas ali ficou uma igreja. Áquila e Priscila viajaram com ele e foram ate Éfeso. Paulo ficou alguns dias ali, mas Áquila e Priscila continuaram na cidade, Paulo disse a eles que se Deus quisesse ele voltaria. Paulo continuou sua viagem até Jerusalém e depois de rapidamente se encontrar com os outros apóstolos seguiu viagem até Antioquia da Síria. Essa era a igreja que o havia enviado como missionário. Era como chegar em casa. Possivelmente Paulo já estava com saudade e com vontade de contar as experiências que teve porque essa viagem durou vários anos pois só em Corinto ele ficou um ano e meio.

Apesar de tudo o que aconteceu será que valeu a pena pra Paulo? Você estaria disposto a se aventurar como ele? Hoje é tudo mais rápido, você já orou e pediu a Deus o que ele quer pra tua vida? Lembrem-se tudo começa com você convidando teus amigos e colegas pra célula. Você está fazendo isso? Evangelismo: as crianças que foram convidadas para a célula vieram? Caso não tenham vindo, orem de novo por elas. Desafie as crianças que não convidaram ninguém a convidarem alguém nessa semana.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma