Leia Mais


Paulo em Tessalônica


Quebra Gelo: Receba as crianças e apresente os visitantes, depois conversem um pouco sobre inveja. Peça a elas explicarem o que é e depois peça se elas alguma vez já tiveram inveja de alguém.

Exaltação: Cante um cântico com as crianças e leia 1 Pe. 2. 1-2. Explique que devemos abandonar a inveja e outras coisas erradas e nos alimentar do leite espiritual que é palavra de Deus para crescermos espiritualmente. Ore nesse sentido com as crianças.

Edificação: Paulo em Tessalônica (At. 17)

Já aconteceu de alguém discutir contigo ou falar mal de ti simplesmente por ter inveja? Só por você ter mais amigos? Ou por você atrapalhar os planos dessa pessoa? Ou por você tirar notas mais altas na escola? (deixe as crianças falarem de suas experiências). O que você faz diante dessas situações? Você te importa com aquilo que os outros fazem para te atrapalhar. Você já desistiu de alguma coisa que você começou a fazer só porque alguém tentou atrapalhar?

Gostaria muito que você fosse como Paulo. Você lembra o que aconteceu a ele na cidade de Filipos? Sim, ele foi preso por ter anunciado o evangelho. Depois do acontecido ele e Silas viajaram por algumas cidades até chegarem a Tessalônica e como de costume, procuraram a sinagoga. Você lembra o que é uma sinagoga? É o lugar onde o povo de Israel se reunia para prestar culto a Deus. Durante os sábados seguintes Paulo explicou a eles como Jesus teve que morrer e ressuscitar pelo povo de Tessalônica. Assim varias pessoas aceitaram Jesus como seu Salvador inclusive muitas senhoras da alta sociedade. Essa situação fez com os judeus (que pertenciam ao povo de Israel) ficassem com inveja de Paulo e Silas e juntaram um grupo de homens desordeiros. Eles atacaram a casa de Jasão procurando por Paulo e Silas e como não os encontraram arrastaram Jasão e alguns outros irmãos diante das autoridades inventando mentiras a respeito deles.

Jasão e os outros pagaram fiança e foram soltos. Mesmo assim eles não desistiram de Jesus nem abandonaram Paulo. O que você faria no lugar desses homens? Continuaria amando Jesus ou abandonaria a célula? Infelizmente hoje existem pessoas que abandonam Jesus por qualquer coisa. Já te aconteceu alguma coisa que te fez pensar em desistir? Naquele mesmo dia ao anoitecer os cristãos de Tessalônica enviaram Paulo e Silas para a cidade de Beréia. As pessoas dessa cidade eram mais educadas e muitas pessoas dessa cidade aceitaram Jesus como seu salvador. Por onde Paulo passava ajudava muitas pessoas a conhecerem Jesus como Salvador. Você já aceitou Jesus no seu coração? Como você pode ter certeza de que Jesus já mora no teu coração? É quando você tem o desejo sincero de obedecer a ele.

Aquela gente invejosa de Tessalônica não estava satisfeita com o fato de Paulo ter ido a Beréia então foram até lá fazer bagunça também. Jesus porem guardou Paulo e os irmãos na fé de Beréia o levaram a cidade de Atenas. Enquanto Paulo esperava Silas e Timóteo se revoltou por ver muita adoração de falsos deuses em Atenas. As pessoas de Atenas eram acostumadas a gastarem seu tempo com fofocas. Assim quando escutaram Paulo pregando sobre a ressurreição o levaram ao areópago que seria mais ou menos como a câmara municipal. Ali deram oportunidade a Paulo pregar. O pessoal de Atenas era tão religioso que eles tinham ate um altar em que estava escrito “ao deus desconhecido”. Paulo disse que era justamente desse que ele estava falando. Poucas pessoas creram em Jesus nessa passagem de Paulo por Atenas. Entre essas pessoas estavam Dionísio e Dâmaris.

Como você pôde ver a inveja não foi capaz de impedir o apostolo Paulo a parar com seu objetivo de pregar o evangelho. Você também não deve desistir dos projetos que Deus colocou no teu coração por causa daquilo que outros dizem ou fazem.

Evangelismo: orem pelas crianças que cada criança quer convidar para a célula. Apresente-as pelo nome a Deus e planeje junto com as crianças uma estratégia para convidá-las.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma