Leia Mais


Saulo em Antioquia


Quebra gelo: cumprimente as crianças num estilo bem ‘gaucho’ e apresente as que estão visitando pela primeira vez. O mês de setembro é marcado por eventos que relembram a revolução farroupilha. Deixe cada criança comentar o que marcou pra ela nestas comemorações (na escola, na igreja, etc.)

Exaltação: cante um cântico, se possível, num ritmo gaucho (exemplo: ‘há uma promessa na Bíblia que é para mim e para ti’). Leia atos 11. 22- 24. Repita o versículo 24 e explique como é importante ser cheio do Espírito Santo para conseguirmos agradar ao Pai do Céu e ganharmos vidas. Orem para serem cheios do Espírito.

Edificação: Saulo em Antioquia – At. 11. 19-30; 12. 25

Quando falamos em povo de Israel ou povo Judeu, estamos falando das mesmas pessoas, do mesmo povo. Pedro e os outros apóstolos eram desse povo. No começo eles pregavam o evangelho só para o povo deles e mesmo quando eles começaram a sair para outros países eles iam apenas falar de Jesus as pessoas do seu próprio povo. É como se você fosse para outro país pregar o evangelho e falasse só com os brasileiros que moram lá.

Os primeiros cristãos demoraram a entender o significado de Mateus 28. 19 “Vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores”. Primeiro eles não queriam sair de Jerusalém. Deus teve que permitir uma perseguição para fazer seu povo sair e evangelizar. (às vezes Deus pode permitir que aconteça uma coisa desagradável para que você faça aquilo que ele quer.) Quando finalmente eles foram demorou em eles começarem a falar para as pessoas que não eram do povo de Israel.

No entanto em Antioquia começou a mudar essa realidade. Algumas pessoas de Chipre e da cidade de Cirene foram ate Antioquia e começaram a anunciar o evangelho de Jesus aos que não eram judeus. Muitas dessas pessoas creram e aceitaram a Jesus como seu salvador.

Quando essas noticias chegaram a igreja de Jerusalém, eles resolveram mandar Barnabé ate Antioquia para organizar essa nova igreja. Barnabé se alegrou muito quando chegou ali e viu como Deus estava abençoando as pessoas. Ele animou todos a continuarem firmes e fiéis ao Senhor. Muitas pessoas aceitaram Jesus como Salvador enquanto Barnabé esteve ali. Barnabé tinha um segredo, sabem qual? A Bíblia diz que ele era um homem bom. Sabem por que ele era bom? Porque era cheio do Espírito Santo e de fé. Uma pessoa cheia do Espírito Santo consegue influenciar os outros para que conheçam a Jesus. Você precisa isso na sua vida para influenciar seus amigos a aceitarem o teu convite para virem pra célula. Você quer ser cheio do Espírito Santo? Então ore e peça pra Jesus te encher do Espírito Santo e de fé.

Nesse tempo Barnabé foi para Tarso procurar Saulo e o trouxe para Antioquia. Os dois se reuniram durante um ano com as pessoas daquela igreja ensinando as verdades de Deus para elas se tornarem pessoas vencedoras. Se você quer se dar bem precisa aprender do jeito que Jesus quer que a gente viva. Dê alguns exemplos de como Jesus quer que a gente viva agradando a ele. Neste tempo alguns profetas vieram de Jerusalém a Antioquia e um deles chamado Ágabo falou que viria uma grande seca sobre a terra. Isso aconteceu mesmo e a igreja de Antioquia recolheu uma oferta em dinheiro para ajudar a igreja de Jerusalém que estava passando dificuldades por causa dessa seca. Saulo e barnabé levaram essa oferta e na volta trouxeram João marcos com eles.

Em Antioquia aconteceram coisas importantes para a igreja. Uma delas é que lá pela primeira vez os seguidores de Jesus foram chamados de cristãos (At. 11. 26) outras coisas importantes aconteceram. Não perca, semana que vem vamos descobrir.

Evangelismo: continue orando pelas crianças que você quer convidar pra célula e de forma especial convide muitas crianças pra festa das crianças do dia 12 de outubro na comunidade Cristã Reviver de Teutônia.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma