Leia Mais


A fuga de Saulo


Quebra gelo: Dê as boas vindas às crianças, apresente as visitantes. Converse com elas sobre a brincadeira favorita de cada uma depois peça quem gosta de brincar de ‘esconde-esconde’. Se possível brinque com elas no final de alguma das brincadeiras sugeridas.

Exaltação: Cante um cântico animado com as crianças que você conheça. Depois leia o Salmo 91. 1-10 repita algumas vezes o versículo 1 e 2. Ore com as crianças para terem confiança na proteção de Deus.

Edificação: Saulo – A Fuga At. 9. 19- 30
Existe uma brincadeira em que as crianças se escondem e uma é escolhida para procurar e achar as que estão escondidas. É bom brincar assim, mas quando acontece de alguém precisar se esconder de verdade normalmente essa pessoa tem um sentimento de medo. Talvez você já tivesse que se esconder de alguém para evitar uma surra ou outra coisa parecida.

Semana passada nós falamos da mudança que aconteceu na vida de Saulo, quem se lembra? Isso mesmo, Saulo perseguia os cristãos (a igreja) até o dia em que ele teve um encontro com Jesus e o aceitou como o seu salvador. O que mostra que alguém tem Jesus no seu coração de verdade é que ele faz o que agrada a Jesus. Eu vou dar um exemplo pra você ter idéia do que estou falando. Você acha que aquilo que tem a ver com bruxa ou bruxaria agrada a Jesus? Claro que não. Existe uma festa chamada halloween que é a festa das bruxas. Se eu tenho Jesus no meu coração de verdade eu não vou participar dessa festa nem usar fantasia que lembra essa festa. Por esse motivo no momento em que Saulo aceitou Jesus no seu coração ele parou de perseguir a igreja de Jesus. Falando nisso você já convidou Jesus pra morar no teu coração? Você já tem certeza de morar na cidade celestial? (líder: se tiver crianças que ainda não aceitaram Jesus como salvador ou tem dúvidas de ir ao céu ore com elas agora).

Durante alguns dias Saulo ficou em Damasco e começou a falar de Jesus para o seu povo nas sinagogas. Os judeus achavam muito estranho que Saulo estivesse pregando o evangelho, pois sabiam que em Jerusalém ele perseguia e matava os cristãos. Um tempo depois alguns judeus se reuniram e resolveram matar Saulo. Quando soube disso ele se escondeu. Os inimigos de Saulo vigiavam dia e noite o portão da cidade que era a única saída da cidade. Não tinha a menor chance para Saulo sair da cidade pelo portão. Foi então que algumas das pessoas que se tornaram cristãos pela pregação de Saulo tiveram a idéia de o colocarem dentro de um cesto e o desceram por cima da muralha numa noite. Assim foi que ele conseguiu fugir de Damasco.

Se você pensa que Saulo fugiu pra um lugar bem distante e nunca mais falou de Jesus pra ninguém com medo de ser morto, então você está enganado. Pelo contrário Saulo voltou a Jerusalém. Ali ele também pregou o evangelho e do mesmo jeito que em Damasco, muitas pessoas que o conheciam desconfiaram dele. Simplesmente não conseguiam acreditar que poderia ter acontecido uma mudança sincera na vida dele. Você tem facilidade de acreditar que Deus pode mudar a vida de alguém mesmo que esta pessoa é alguém muito ruim? Você deixaria Jesus mudar a tua vida? O que precisa mudar na tua vida hoje: alguma coisa que desagrada Jesus?

Ali também queriam matar Saulo. Quando os irmãos da igreja ficaram sabendo disso o levaram a Cesaréia e dali até a cidade de Tarso. Saulo permaneceu em Tarso por algum tempo. Você está disposto a enfrentar dificuldades para ser um discípulo de Jesus? Você tem a mesma coragem de Saulo? Jesus tem um plano especial pra você, mas você precisa ser obediente a ele e ser diferente das outras crianças. Você aceita o desafio?

Evangelismo: Na semana passada você falou às crianças orarem por uma pessoa que elas acham que é difícil mudar. Pergunte se estão orando e se já perceberam mudança na vida dessa pessoa. Orem juntos para terem a coragem de Saulo para convidarem as pessoas para a célula, ou peça para as crianças orarem de duas em duas por isso.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma