Leia Mais


Saulo de Tarso


Quebra gelo: brincar de cabra cega conversar com as crianças e deixar que contem experiências que tiveram relacionadas a pessoas cegas. Não se esqueça de apresentar as crianças que vieram pela primeira vez.

Exaltação: Cante um cântico alegre com as crianças. Leia Atos 9. 17-18 com as crianças e lembre-as de Hebreus 13. 5b. Verifique se alguém lembra desse versículo, repita-o com eles e ore para que eles creiam nos milagres de Deus.

Edificação: Saulo de Tarso. Atos 9. 1-19

Nas duas ultimas semanas vimos que Pedro não estava sozinho anunciando o evangelho no seu tempo. Havia vários outros fazendo isso. Uma coisa que essas pessoas tinham em comum é que por onde passavam e falavam do Senhor Jesus para as pessoas, os milagres aconteciam. Isso é uma qualidade da igreja que nós precisamos recuperar em nossos dias. A verdade é que, mesmo sendo uma criança, tendo fé você pode orar pelas pessoas e os milagres de Deus vão acontecer. Você quer isso pra ti? Então seja obediente a Jesus e ore todos os dias e depois acredite que realmente Deus vai fazer na vida das pessoas aquilo que você pedir a ele.

Lembra daquele moço que estava cuidando das roupas das pessoas que mataram Estevão? Isso mesmo, Saulo. Saulo não parou mais de perseguir os cristãos e ele era violento queria mesmo acabar com a igreja. Como a maioria dos cristãos fugiu para outras cidades, Saulo resolveu pedir cartas aos sacerdotes autorizando-o a ir para a cidade de Damasco prender os cristãos dali. Certamente tinha pessoas orando para que Saulo mudasse e aceitasse Jesus como Salvador dele, mas a maioria das pessoas achava que não tinha mais jeito de Saulo mudar. Você conhece alguém que é contra o evangelho e você acha que nunca vai mudar? Ou alguém que faz muitas coisas erradas, mas tantas mesmo que você acha que não tem jeito de aquela pessoa mudar?

Saulo se organizou para a viagem a Damasco, levou inclusive alguns soldados. Quando já estavam perto da cidade algo estranho aconteceu. Uma luz muito forte rodeou Saulo e ele caiu no chão então ouviu uma voz que vinha da luz que dizia: “Saulo porque você me persegue?” Aquilo era tudo muito estranho pra Saulo e ele pediu quem era aquela voz e a resposta foi impressionante: “Eu sou Jesus a quem você persegue, levante-se entre na cidade e ali vão dizer o que você deve fazer.” Isso não foi coisa da cabeça de Saulo porque os homens que estavam com ele também ouviram a voz. A luz sumiu e Saulo levantou para seguir viagem, mas... Estava tudo escuro, alguém tinha apagado a luz? Não, Saulo estava cego e precisou a ajuda dos homens para chegar à cidade.

Saulo ficou durante três dias sem poder ver e nesse tempo não comeu nem bebeu nada. Ele ficou orando nesse tempo. Na cidade de Damasco havia cristãos e um deles chamado Ananias teve uma visão onde Jesus lhe apareceu dizendo que deveria ir até Saulo e impor as mãos sobre ele para que voltasse a ver. Ananias disse a Jesus como ele iria fazer isso, pois todos falavam das perseguições de Saulo, mas Jesus o tranqüilizou dizendo que havia escolhido a Saulo pra anunciar o evangelho, então Ananias obedeceu e foi. Já pensou se Ananias tivesse desobedecido? Pra muitas pessoas Saulo não tinha mais jeito, talvez esperassem Deus tirar a vida dele para que parasse de perseguir a igreja. Deus tinha um plano melhor para Saulo. Deus tem um plano pra cada um de nós e ele começa com aceitar Jesus como meu Salvador e não devemos esperar até que aconteça alguma coisa muito ruim como aconteceu para Saulo. Ananias orou por Saulo, pôs as mãos na cabeça dele, no mesmo instante umas coisas parecidas com escamas caíram dos seus olhos e ele voltou a enxergar, ele nunca mais esqueceu esse dia. Dia em que ele nasceu de novo na família de Deus. Você lembra-se desse dia?

Evangelismo: Orem por pessoas que como Saulo parecem não ter jeito de mudar de vida e se voltar para Deus desafie as crianças a continuar orando até ver transformação (pode ser outras crianças ou pessoas da família, parentes ou outras pessoas tanto adultos como crianças). Procurar oportunidade para falar de Jesus para essas pessoas.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma