Leia Mais


Filipe At. 8


Quebra gelo: Depois de cumprimentar as crianças e dar as boas vindas aos visitantes, converse com elas sobre a palavra “bullying” e peça que dêem exemplos do que é. Depois peça que cada uma comente uma experiência pessoal em que foi vitima ou atacou outra pessoa.

Exaltação: Cante um cântico com as crianças. Leia em sua Bíblia Hebreus 13.5 b-8 mostre que Deus não se agrada quando prejudicamos e perseguimos os outros e mostre que Ele está com a gente mesmo quando nos perseguem.
Reforce o versículo 5b repetindo-o algumas vezes. Ore com as crianças nessa direção.

Edificação: Filipe At. 8

Você sabe o que é “bullying”? É quando alguém sofre algum tipo de violência física ou psicológica de forma intencional e repetida. Isso agrada a Deus? Não, não agrada, mesmo assim se eu perguntar, a grande maioria de vocês já esteve envolvida de alguma forma com isso.

Depois da morte de Estevão, no mesmo dia se iniciou uma grande perseguição aos cristãos de Jerusalém. Todos fugiram e apenas os apóstolos não foram perseguidos permanecendo na cidade. Diz a Bíblia que Saulo, aquele moço que cuidou das capas das pessoas que apedrejaram Estevão ia de casa em casa prendendo os cristãos. Porque Deus não fez nada para proteger os seus filhos? Porque Ele mesmo tinha dado uma ordem quando Jesus disse em Mateus 28.19 “portanto vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores...” Mas estavam todos em Jerusalém era muito bom se reunir de casa em casa e ter comunhão com os irmãos na fé. Jesus queria, porem que os discípulos fossem aos outros e se multiplicassem. Assim como os cristãos não obedeceram, ‘na boa’ a ordem de Jesus ele aproveitou a raiva dos incrédulos pra fazer cumprir sua ordem e essa foi a razão de Deus permitir a perseguição. Como está a tua célula? Já não está na hora de multiplicá-la? Vamos fazer como fizeram na igreja de Jerusalém?

Aquelas pessoas fugiram pela Judéia e pela Samaria e por onde iam falavam de Jesus para as pessoas e estas iam aceitando o evangelho e se tornando cristãs. Uma dessas pessoas que fugiram foi Filipe, um dos sete diáconos. Ele foi à capital da Samaria e pregou o evangelho e muitas pessoas foram curadas e outras eram libertas de espíritos malignos. Quando os apóstolos ouviram isso foram ate lá. Inclusive Simão que era um feiticeiro aceitou Jesus. Pedro e João oraram pelas pessoas e elas receberam o Espírito Santo. Simão viu isso e ofereceu dinheiro para conseguir o Espírito Santo. Será que ele recebeu? Não, porque o coração dele não foi sincero com Deus, ele queria a bênção de Deus para o seu próprio benefício. O teu coração está sendo sincero com Deus? Você pensa nos outros ou você é egoísta?

Enquanto Filipe estava em Samaria um anjo disse-lhe que fosse para o sul pelo caminho que vai de Jerusalém até a cidade de Gaza. Aquela era uma estrada de pouco movimento, pouca gente passava por ali. Se você estivesse no lugar de Filipe, deixaria a multidão para andar por uma estrada deserta? Às vezes Deus pede coisas pra nós na sua palavra que nós achamos estranho, mas vale à pena obedecer. Filipe obedeceu e vejam o que aconteceu. Ele encontrou um homem da Etiópia, um país que fica na África (a áfrica é um continente maior que a America do Sul, onde fica o Brasil). Filipe explicou o evangelho para aquele homem e ele aceitou Jesus como salvador dele. Foi a primeira pessoa África que aceitou Jesus. Hoje você pode ter amigos ou colegas que você não valoriza, mas Jesus quer salva-las e fazer delas pessoas muito importantes por isso você deve convidá-la para participar da tua célula e explicar o plano de deus pra vida dela.

Evangelismo: Você convidou alguém durante a semana que passou, falou a respeito de Jesus para alguém? Seja obediente nessa semana assim como Filipe e convide aquela criança que a tempo você pensa em convidar mas acha que não vale a pena.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma