Leia Mais


Davi e Golias


Quebra gelo: Receba as crianças e converse com elas a respeito da funda, se possível faça uma imitação para que as crianças possam entender com funciona.

Exaltação: cantem algum cântico que fala de Davi e orem pela presença de Jesus na célula e para que ele realize seus milagres.

Edificação: Davi e Golias. 1 Samuel 7. 1 – 54.

Depois que Davi foi ungido rei a vida dele continuava na mesma rotina. Continuava cuidando das ovelhas, enquanto isso seus irmãos mais velhos entraram no exército de Saul e agora Jessé seu pai estava preocupado, pois fazia alguns dias que eles saíram para lutar contra os Filisteus. Já estava quase na hora de dormir quando Jessé chegou ao quarto do seu filho Davi e lhe deu o recado que no outro dia bem cedo ele deveria visitar seus irmãos na frente de batalha para ver se eles estavam bem ou se ainda estavam vivos. Aquela notícia certamente deixou Davi empolgado, pois teria a chance quem sabe de ver um combate e presenciar uma vitória do exército do povo de Deus.

Davi chegou ao acampamento de Israel no momento em que as tropas estavam se preparando no campo de batalha. Davi achou seus irmãos e enquanto conversavam Golias apareceu entre os soldados filisteus para fazer seu desafio. Todos os dias quando os soldados israelitas viam Golias se apavoravam e saiam correndo também não era por menos, Golias era enorme por que era um gigante e estava desafiando os soldados de Israel para que um deles lutasse contra ele. O rei Saul até já tinha prometido uma boa recompensa pra quem matasse Golias, mas mesmo assim ninguém se arriscava a enfrentar Golias.

Davi ficou muito indignado com aquela situação por que nenhum soldado tinha coragem de defender o exército do Deus vivo. Vendo esta situação Davi se colocou a disposição para lutar contra o gigante. O motivo que levou Davi a lutar contra o gigante nem era a recompensa do rei, mas Davi não conseguia aceitar que a honra do Deus vivo fosse atingida. Aos olhos de Davi, Golias afrontava o Deus vivo a quem Davi amava muito. Você ama a Jesus? Então também deve se preocupar em honrar o nome de Jesus. Assim como Davi devemos derrotar gigantes que são inimigos da nossa fé, eles estragam nosso relacionamento com Jesus. Você pode dizer algum desses gigantes? (Deixe as crianças darem suas idéias. Exemplo de gigantes que atrapalham nosso relacionamento com Jesus: preguiça para orar, ler a Bíblia ou ir de casa em casa para evangelizar. Outros pecados que nos afastam de Jesus.)

Lá no fundo do seu coração Davi sabia que não poderia vencer o gigante só com umas pedrinhas e uma funda, mas ele sabia que ao seu lado estava um Deus forte e poderoso que poderia lhe dar vitoria. Realmente foi o que aconteceu. Você confia nesse Jesus que morreu na cruz para que você pudesse ser salvo? Ele já se tornou o teu salvador? Jesus muda as coisas ruins da nossa vida em coisas boas.

Evangelismo: Jesus quer que você seja discípulo dele. Como? Indo de casa em casa falando do amor dele para outras crianças e convidando-as para a célula. Entre na campanha “ide e fazei discípulos.” Orem pelo sucesso da campanha.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma