Leia Mais


Jônatas, exemplo de fé e coragem


Quebra gelo: receba as crianças e conversem sobre coragem. Peça que contem uma situação em que tiveram que ter muita coragem.

Exaltação: Cantem um cântico de vitoria e leiam 1Samuel 14. 6. Orem pela presença de Jesus na reunião.

Edificação: Jônatas, exemplo de fé e coragem. (1 Samuel 14)

O povo de Israel estava numa situação muito difícil no tempo de Saul. Eles eram dominados por um povo cruel chamado filisteu. Os filisteus dominavam Israel e proibiram a fabricação de espadas e lanças. Mesmo quando precisavam afiar ferramentas de trabalho como enxadas ou machados eles os levavam aos filisteus. Alem disso os soldados filisteus patrulhavam as terras de Israel e os combates entre os dois exércitos eram inevitáveis.

Certo dia Jônatas com seu ajudante saiu do acampamento de Israel sem falar nada ao seu pai. Ele queria ir ao acampamento dos filisteus. Jonatas acreditava que mesmo sendo em numero menor que os filisteus, o Senhor Deus poderia dar vitoria a eles. Você crê que Deus pode ajudá-lo mesmo que aparentemente você esteja em desvantagem?

Antes de chegar ao acampamento dos filisteus, Jonatas precisava passar por um desfiladeiro (desfiladeiro é uma passagem estreita entre dois paredões formados normalmente por rochas.). Ao chegarem ali ele e o seu ajudante perceberam que tinha soldados filisteus no alto do desfiladeiro. Seria fatal passar ali, pois os filisteus os veriam lá de cima e os matariam. Jonatas então pediu um sinal pra Deus se ele deveria atacar ou não e Deus respondeu positivamente. Eles então subiram engatinhando até o alto do desfiladeiro e atacaram os soldados filisteus que estavam ali matando vinte deles. Certamente algum fugiu e foi contar no acampamento dos filisteus o que aconteceu, isso criou uma confusão tão grande que o rei Saul ficou sabendo disso no acampamento de Israel e o resto do exército atacou os filisteus derrotando-os apesar de o exercito filisteu ser em numero muito maior.

Na época de Jonatas os filisteus eram inimigos do povo de Deus, Jonatas teve fé e coragem para ir ao acampamento inimigo e isso deu uma grande vitoria a ele. Hoje nós, a igreja, somos o povo de Deus e o nosso inimigo não são outras pessoas. O nosso inimigo é satanás e ele prende as pessoas impedindo-as de servirem ao nosso Deus. Essas pessoas as vezes até gostariam de andar com Deus e não conseguem. Então precisamos ser como Jonatas e ir ate o acampamento do inimigo para derrotá-lo e libertar os prisioneiros de guerra que são as pessoas (crianças) que não conseguem vir pra célula.

Evangelismo: Dia 16 de maio faremos o inicio de uma grande caminhada para levar o evangelho para as pessoas nas suas casas e ajudá-las a se livrar do inimigo você poderá ajudar nisso. Fale com seu líder de célula e se organize.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma