Leia Mais


Pedro e suas afirmações


Quebra gelo: Receba as crianças e apresente as novas visitantes. Brinque de cada um falar das qualidades da sua avó.

Exaltação: Cante um cântico conhecido com as crianças. leiam juntos Mt. 16. 14 – 16). Orem pela presença de Jesus e os milagres de Deus na reunião.

Edificação: Pedro e suas afirmações (Mt. 16.13-28)

Vimos nas ultimas semanas como João batista encaminhou seus discípulos a terem um encontro com Jesus. Ele fez isso por consciência do seu chamado de precursor do Salvador e sabia que seus discípulos permaneceriam limitados com ele por isso incentivou-os a procurarem a Jesus. João Batista declarava que importava que Jesus crescesse e que ele diminuísse. Um desses discípulos era Pedro.

Não sabemos a idade de Pedro quando ele se tornou um dos discípulos de Jesus, mas já era casado. Em Mt. 8.14-15, a Bíblia fala da cura da sogra de Pedro, ela estava na casa de Pedro e com muita febre. Ao chegar à casa junto com Pedro e provavelmente com os outros discípulos, Jesus teve compaixão dela e a curou. Pedro abriu mão de sua família pra seguir a Jesus. É bom ter família? Quando a gente está longe de casa dá saudade? Você seria capaz de deixar alguma coisa boa de lado pra seguir a Jesus?

Vemos como Jesus se preocupa com o bem estar dos seus discípulos e ainda as pessoas que são importantes para os discípulos. Ou você acha que sogra não é uma pessoa importante? Dia vinte e oito de abril é o dia da sogra, lembre seu pai e sua mãe de dar um presente ou um abraço pra ela, afinal, a sogra deles é a tua vovó. Entendemos aqui também como é importante eu seguir a Jesus, ser um discípulo de verdade, pois assim toda a minha família é abençoada por Jesus.

Assim como a cura da sua sogra, Pedro viu inúmeros milagres de Jesus em suas andanças pela terra de Israel. Lembre rapidamente pra nós de algum dos milagres de Jesus: expulsou demônios das pessoas, curou pessoas de todos os tipos de doenças (paralíticos, cegos, leprosos, surdos e outros...), ressuscitou pessoas dos mortos, inclusive na própria natureza operou milagres como acalmar o mar, acalmar o vento etc.

Agora Jesus estava indo para a região que ficava perto da região de Cesaréia de Filipe. Jesus queria saber dos discípulos o que o povo estava pensando a seu respeito. Eles foram rápidos em responder dizendo que uns achavam que Jesus era João Batista, outros que era Elias ou Jeremias ou ainda outro profeta. Jesus não parou por aí ele queria saber o que seus discípulos pensavam a seu respeito então perguntou: “E vocês? Quem vocês dizem que eu sou?” Pedro não perdia uma, era o primeiro a responder. Ele não teve dúvida e disse pra Jesus: “O senhor é o Messias (Salvador), o filho do Deus vivo”. A esta resposta Jesus disse pra Pedro que o próprio Deus tinha dado este entendimento a ele. Jesus disse a Pedro em outras palavras que em cima dessa verdade é edificada a autoridade espiritual da igreja, ou seja, que Jesus é o Senhor, o Salvador. Quem estiver alicerçado em cima dessa verdade dentro da igreja tem autoridade espiritual no nome de Jesus e vai ver Jesus fazendo os milagres dele através da sua vida.

Quem é Jesus pra ti? Qual resposta você tem pra essa pergunta? É a mesma de Pedro? Se ainda não é, ore agora comigo e convide Jesus pra ser o teu Salvador.

Evangelismo: explique a importância de ir de casa em casa para convidar as crianças para a célula. Planejem juntos um momento para saírem juntos e convidar as crianças.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma