Leia Mais


Saul é ungido rei


Quebra gelo: cumprimente as crianças e apresente as que estão chegando pela primeira vez. Converse com elas se já perderam alguma vez um objeto ou um bicho e deixe que contem se o encontraram ou não.

Exaltação: Cante um cântico e leiam 1Sm 10. 9 – 10. Peça para uma criança orar pela reunião.

Edificação: Saul é ungido rei (1 Samuel 8, 9 e 10)

Naquele tempo, tempo de Samuel, o povo de Israel era governado por juízes. Os juízes eram pessoas que governavam o povo de Israel dirigidos por Deus. Para isso precisavam obedecer a Deus. O problema desses juízes é que eles não preparavam discípulos para continuarem em seu lugar. Samuel não foi diferente, colocou os filhos como juízes, mas eles não seguiram o modelo do pai. Eles favoreciam em seus julgamentos as pessoas que lhes ofereciam dinheiro. Isso foi um dos motivos para o povo pedir a Samuel que lhes desse um rei como as outras nações ao seu redor.

Samuel ficou triste porque se sentiu rejeitado pelo povo depois de ter se dedicado a vida toda por eles. Deus porem disse a Samuel que não ficasse assim porque na verdade era ao Senhor Deus que o povo de Israel estava rejeitando. Realmente o povo estava vivendo numa época em que cada um fazia o que achava certo e poucas pessoas obedeciam aos mandamentos do Deus vivo e isso estava trazendo todo tipo de desgraça para o povo. Assim acontece na nossa vida achamos que a culpa de as coisas não darem certo para nós é dos outros, mas normalmente os problemas vêm dos nossos pecados. Vamos então parar de dar desculpas ou colocar a culpa nos outros, vamos pedir perdão a Deus pelos nossos pecados e decidir mudar de vida.

A Bíblia fala de um jovem bonito e alto, o nome dele era Saul, filho de Quis da tribo de Benjamim. O pai de Saul era um homem rico. Um dia umas jumentas se perderam e Saul foi encarregado de procurá-las. Ele saiu com um dos empregados de seu pai e procuraram por vários lugares sem encontrar nada e isso já durava vários dias. Já estavam perto da cidade onde Samuel morava então o empregado de Saul deu a idéia de falar com o profeta porque talvez poderia dar uma idéia de onde encontrar os animais. Saul concordou.

Samuel estava esperando por Saul porque o nosso Deus já havia mostrado que eles viriam. Assim Samuel aproveitou a oportunidade para ungir (derramar azeite de oliva na cabeça) Saul como rei. Naquele momento o Espírito Santo entrou em Saul e ele foi mudado, não era mais uma pessoa qualquer. O que aconteceu com Saul me faz lembrar daquilo que Jesus quer fazer com cada um de nós nos dias de hoje, sabem o que é? Quando eu aceito Jesus como meu salvador o Espírito Santo também entra em mim me tornando um príncipe porque estou me tornando um filho do rei dos reis. Se isso ainda não aconteceu contigo então ore e convide-o agora pra morar no teu coração.

Evangelismo: É o Espírito Santo em nossa vida que é o responsável para colocar em nós o desejo de convidar outras crianças pra célula. Então deixe ele entrar e durante essa semana convide as crianças para virem na próxima célula.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma