Leia Mais


Samuel se torna sacerdote


Quebra gelo: receba as crianças e peça para que cada uma conte algo curioso que aconteceu nessa semana.

Exaltação: Cante um cântico com as crianças e leia com elas 1 Sm. 7. 12. Orem pela reunião para que aconteçam milagres.

Edificação: Samuel se torna sacerdote (1 Sm. 7)

O povo de Israel foi escolhido por Deus para ser seu povo. Para ser considerado povo escolhido por Deus eles deveriam ser obedientes aos mandamentos dele. Acontece que no tempo de Samuel o próprio sacerdote Eli deixava seus filhos que também eram sacerdotes fazerem muitas coisas erradas. O senhor Deus não se agradou disso e não quis mais os filhos de Eli como sacerdotes.

Samuel crescia e via todas essas coisas erradas que eram feitas mas ele escolheu seguir o caminho da obediência. Por causa da sua obediência Samuel, agora já um homem, continuava ouvindo a voz de Deus. O povo por sua vez continuava cada vez mais pecando e fazendo coisas para provocar seu próprio castigo. Os próprios sacerdotes que eram filhos de Eli faziam coisas cada vez mais graves contra Deus.

Uma das conseqüências dessa desobediência foram as derrotas nas guerras contra os filisteus. Aí tiveram um plano genial. Levariam a arca que representava a presença de Deus para o campo de batalha. Será que isso resolveria o problema deles? Não. Pelo contrário, os filisteus mataram os filhos de Eli e ainda lavaram a arca pra terra deles. Vejam só como são tristes as conseqüências do pecado. O Senhor Deus por sua vez não permitiu que a arca ficasse nas mãos dos filisteus porque eles também eram pecadores. Eles devolveram a arca e ainda mandaram presentes.

Depois desses acontecimentos, Samuel se tornou o líder do povo de Israel. A primeira coisa que ele fez foi chamar o povo a se arrepender dos pecados e abandonar os falsos deuses. Você tem algum pecado em sua vida que você precisa abandonar? Se quisermos que as coisas funcionem em nossa vida precisamos ter um bom relacionamento com Jesus. Se você ainda não tem um relacionamento com Jesus pode orar agora e convidar Jesus para que ele entre no teu coração e se torne teu salvador.

Certo dia Samuel reuniu o povo de Israel para adorar o Deus Vivo e os governadores dos filisteus se reuniram para atacar Israel. Samuel confiava em Deus e não interrompeu aquele momento de adorar a Deus e assim Deus fez um milagre enviando fortes trovoes que espantaram os filisteus que acabaram fugindo. Deus se encarregou de cuidar dos inimigos enquanto Samuel e o povo estavam prestando culto a Ele. Isso serve de lição pra nós, quando temos uma situação difícil a resolver precisamos primeiro buscar a Deus e esperar pelos seus milagres. Deus pode mudar a vida até daquela pessoa que você não gosta. Você quer ver Deus fazendo isso? Então vamos orar por essas pessoas agora e durante essa semana você vai convidá-la para a próxima reunião de célula.

Evangelismo: Desafie as crianças a convidar essas pessoas pelas quais vocês oraram para que venham e permaneçam na célula.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma