Leia Mais


O nascimento de Samuel


Quebra gelo: Dê as boas vindas para as crianças e conversem sobre o reinicio das aulas. Como foi o primeiro dia de aula, os colegas novos etc.

Exaltação: Cantem um cântico conhecido. Pode ser “geração de Samuel”. Leia junto com as crianças 1° Sm.1. 11. Orem pela reunião da célula.

Edificação: O nascimento de Samuel. (1° Sm 1)

Acabamos de falar nas ultimas semanas a respeito dos dez mandamentos. O povo de Israel nem sempre obedeceu a todos eles. Todas as vezes que alguém desobedece a Deus, atrai problemas para si. Esse foi o caso de Elcana. Ele desobedeceu ao sétimo mandamento que diz: ‘Não cometa adultério’, pois ele casou com duas mulheres.

A casa de Elcana era recheada de brigas, discussões, ciúmes e provocações. O nome das mulheres de Elcana era Ana e Penina. Penina tinha filhos e Ana não tinha. As duas queriam atrair a atenção do marido. A Bíblia não fala dos motivos que levaram Elcana a desobedecer ao mandamento de Deus porque na verdade não importa o motivo, ele de fato desobedeceu. Assim acontece comigo e com você. Por mais que as nossas desculpas pareçam justas aos olhos das pessoas, aos olhos de Deus continua sendo um pecado. Por isso se você está fazendo alguma coisa errada e fica inventando desculpas ou colocando a culpa nos outros então trate de se consertar. Você vencerá o pecado depois que começar a assumir que foi você que errou e parar de dar desculpas.

O maior desejo da vida de Ana era ter um filho. Todo o ano Elcana saía com sua família da sua terra e se dirigia a Siló que era a cidade onde ficava o lugar de adoração a Deus naqueles tempos. Esses momentos de adoração deveriam ser momentos muito especiais, eram momentos de festa. Para Ana esses momentos se tornavam momentos de tristeza porque Penina aproveitava para fazer provocações, pois ficava ‘jogando na cara’ de Ana sua condição de não ter filhos. Você acha que Ana tinha culpa de não ter filhos? (deixe as crianças responderem). É fácil dizer que Penina estava errada, mas pense um pouco, quantas vezes você já fez algo parecido provocando teus irmãos ou teus amigos ou colegas da escola?

Ninguém poderia resolver o problema de Ana, nem mesmo a pessoa mais rica daquele tempo. Eu e você também temos um problema que ninguém pode resolver, nem medico, nem o homem mais rico da terra. Esse problema se chama pecado. O pecado é uma coisa muito séria que nos afasta do nosso Deus e nos impede de morar na cidade celestial. Ana resolveu orar e pedir ajuda ao Deus vivo e fez isso de todo coração. Ele atendeu a oração dela e ela teve um filho e lhe deu o nome de Samuel. Nós precisamos orar e pedir perdão pelos nossos pecados e deixar Jesus se tornar Senhor de nossas vidas. Quando acontece uma coisa boa temos vontade de contar pra todo mundo. Assim quando Jesus entra no nosso coração precisamos contar pra todo mundo a novidade. Isso é o desejo do coração do nosso senhor Jesus. Você já está espalhando esta boa noticia?

Evangelismo: orem para que durante esta semana nós possamos contar pra alguém o que Jesus fez por nós e convidar para a célula.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma