Leia Mais


Jesus e o nono mandamento


Quebra gelo: Dê as boas vindas as crianças. peça a elas se elas já foram enganadas ou se alguma vez alguém inventou uma mentira sobre elas.

Exaltação: cante um cântico com as crianças e leia Mt. 5. 37 com elas peça que repitam contigo. Orem pela presença de Jesus na reunião.

Edificação: Jesus e o nono mandamento. (Êx 20. 16; Jo. 8. 44 – 45; Mt. 5. 37)

Sabemos que os discípulos foram testemunhas de que Jesus viveu entre os homens e morreu pelos nossos pecados. Mais importante do que tudo isso, eles testemunharam a ressurreição dele e contaram isso por todos os lugares por onde andaram. As pessoas que ouviam os apóstolos acreditaram nas coisas que eles testemunharam a respeito de Jesus, sabe por quê? Porque eram pessoas que falavam a verdade e não tinham o costume de mentir ou inventar histórias mentirosas a respeito das pessoas.

Você conhece alguém que fica inventando mentiras? Tem gente que acostuma inventar mentiras e por isso as pessoas não acreditam mais naquilo que ele fala. Quando a Bíblia fala no mandamento de não dar falso testemunho, ela está se referindo a tudo que sai da nossa boca e é mentira, é falso. Você já desobedeceu a esse mandamento? (líder ouça as respostas de cada criança). Pra você que disse que não desobedeceu a esse mandamento, eu quero que você pense um pouco em quantas vezes você fez uma coisa errada e quando seus pais foram lhe chamar atenção você dá culpa no irmão ou na Irmã? Isso pode acontecer na escola com o professor ou em qualquer lugar. É muito fácil mentir e dar a culpa nos outros. Você se lembra de alguma vez que fez isso?(de oportunidade para as crianças contarem suas experiências.)

Jesus disse que devemos ser verdadeiros em todos os momentos, não devemos “enrolar” as pessoas com meias verdades. Em Mt.5. 37 Ele diz que o nosso sim deve ser sim e o nosso não deve ser não. Mentiras e meias verdades é pecado. Olhando dessa forma podemos afirmar que esse é um dos mandamentos que é mais difícil de obedecer.

Em relação a esse assunto Jesus não dá ‘moleza’, ele diz no evangelho de João que o diabo é o pai da mentira. Assim todos os mentirosos são filhos dele. Você é filho de quem? Quem é filho do diabo vai pra onde depois de morrer? (Ap. 21.8). Se você tem o costume de mentir as vezes isto é a pior noticia do ano ou do século não é mesmo? A boa noticia é que tem solução, Jesus pode te ajudar a vencer a mentira porque ele é a verdade. Para tanto é necessário se tornar filho dele. (você pode detalhar o plano da salvação para as crianças que ainda não o aceitaram.) se você já aceitou Jesus como teu salvador mas ainda mente então ore comigo e peça perdão e se torne corajoso para assumir as conseqüências dos teus erros e não jogar mais a culpa nos outros. Jesus vai honrar tua decisão e te ajudar a se tornar uma pessoa de muito valor.

Evangelismo: planeje com as crianças uma maneira de trazer crianças novas para a célula. Orem por isso.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma