Leia Mais


Neemias 6:1-7:3 Para o Alvo


Conta-se a estória de uma cigarra que passava os dias cantando e só parava pra fazer suas refeições de apetitosas folhas verdes da floresta. Talvez você já tenha ouvido alguma estória parecida, mas vou contar mesmo assim o resto dela. Não existe nada de errado em se divertir e passar os dias no “bem bom”. Imagino que nestes dias de férias da escola você também se divertiu bastante. Falando nisso como foram as férias? A cigarra achava que o estilo de vida dela era o mais certo do mundo por isso tentava todos os dias convencer uma formiguinha que passava ali perto carregando para o formigueiro suas folhas. A formiga por sua vez não dava importância para os convites da cigarra.

Passaram-se os dias, acabou o verão e chegou inverno. Aos poucos as folhas da floresta foram se secando a cigarra agora passava o maior trabalho para achar sua comida, alem de passar um frio daqueles. A formiga por sua vez estava tranqüila porque o formigueiro estava cheio de comida.

Algo parecido aconteceu com Neemias e acontece nos tempos de hoje com cada um de nós. Neemias, junto com o povo de Israel, terminaram os muros de Jerusalém. Faltava só colocar os portões. Você lembra aquela gente que queria impedir a construção? Eram os inimigos de Neemias e do povo de Deus: Sambalate e Gesém. Eles ainda estavam fazendo planos pra fazer com que Neemias desistisse da construção. Você lembra alguma coisa (situação) que eles tentaram semana passada contra Neemias?

Sambalate agora insistia com Neemias que ele fosse a um povoado do vale de Ono para conversarem. Neemias entendeu que era apenas mais uma armadilha pra que ele saísse do lugar seguro e assim pudessem lhe fazer algum mal (talvez até matá-lo). Neemias respondeu que ele estava fazendo um trabalho muito importante e não poderia parar só pra ir conversar com eles. Ele decidiu que não se afastaria do alvo e isso foi o motivo de ele não ter sido vítima dos seus inimigos. Nosso alvo é Cristo. (até cantamos uma musica que diz: meu alvo é Cristo). A Bíblia fala de três inimigos de Neemias por nome: Tobias, Sambalate e Gesém assim nós também temos três inimigos que são a carne, o mundo e Satanás. Nosso lugar seguro para estarmos protegidos desses inimigos é ficar juntinho de Jesus. Se a formiga da nossa estória tivesse dado ouvido pra cigarra, estaria passando fome também.

Quatro vezes Sambalate mandou aquele recado e sempre teve a mesma resposta. Uma quinta vez ele mandou uma carta e nela colocou mentiras pra convencer Neemias a se encontrar com ele. Como aquele homem era insistente! Você está decidido a seguir Jesus? Os teus inimigos vão fazer de tudo pra que você abandone Jesus deixando de ler a tua Bíblia, deixando de orar e até deixando de ir à reunião da célula.

Depois disso Neemias foi visitar um homem que não podia sair de casa e ele tentou convencê-lo a se esconder no templo, pois teria alguém que viria à noite para matá-lo. Neemias disse ao homem que ele não era uma pessoa medrosa. Depois Neemias descobriu que seus inimigos tinham dado dinheiro pro homem a fim de amedrontar Neemias. Os inimigos de Neemias não conseguiram causar nenhum mal a ele porque não se desviou do alvo. Não deixe que o diabo use outras pessoas para te desviarem do teu alvo mesmo que sejam pessoas das quais você gosta, pois o único lugar seguro pra nossa vida é Jesus. Se ele ainda não é o teu alvo convide-o agora pra vir morar no teu coração e se tornar o teu salvador.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma