Leia Mais


Jesus e o sétimo mandamento


Quebra gelo: Receba as crianças e apresente as visitantes. Conversem sobre os sonhos de cada um para este ano.

Exaltação: Cantem um cântico conhecido. Leia e repita com eles João 1. 12. Orem juntos.

Edificação: Jesus e o sétimo mandamento (Êx 20. 14; Mt 5. 27 – 32)

Jesus continua falando dos dez mandamentos e explicando o sentido deles. O próximo mandamento da lista de Êxodo 20 é ‘não cometa adultério’. O significado da palavra adultério é ‘falsificar o que é original. ’ você pode dar exemplo de alguma coisa que pode ser adulterada? Sim, gasolina, como? Quando misturam água nela então ela não é mais pura e original, mas foi falsificada. Outra coisa que foi muito falada há pouco tempo é o leite. No caso do leite a falsificação dele pode ate deixar as pessoas doentes ou matá-las.

Quando Moises e Jesus falam sobre adultério não se referem a essas questões. Eles estão falando de algo muito mais serio. Estão falando do casamento. Deus criou o casamento, ele que nos deu o original. Adulterar então é tudo aquilo que falsifica o casamento. O plano de Deus é que cada homem tenha a sua esposa e cada mulher o seu marido e dois permaneçam juntos o resto da vida. Aquilo que é diferente disso aos olhos de Jesus é pecado.

A única maneira de obedecermos a este mandamento é ter em nosso coração um desejo sincero de fazer tudo aquilo que agrada ao Senhor Jesus. Existe tanta coisa errada em relação ao casamento que as pessoas fazem aquilo que cada um acha certo, sem se preocupar se estão fazendo o que de fato agrada o Deus Vivo.

Veja só o resultado da falsificação. Quantas crianças que você conhece lá na tua escola ou teus amigos ou talvez é o caso de alguém de vocês hoje na nossa reunião; criança que vive longe do pai ou da mãe; nenhuma pessoa substitui nosso pai ou nosso pai por mais que gostem de nós e nós delas. Por isso quando Deus deu esse mandamento ele estava se preocupando com a família.

Jesus disse que devemos cortar o mal pela raiz, ou seja, desde criança devemos decidir que não vamos dar lugar a pensamentos errados sobre casamento. Desde o namoro devemos procurar a vontade de Deus e namorar com a pessoa com quem vamos nos casar. Não é o plano de Deus que namoremos diversas pessoas para escolher uma delas e muito menos como dizem por aí hoje: ficar com uma pessoa. Deus abençoa só o casamento.

É sabido que as pessoas que fazem o certo e não adulteram são muito mais felizes e seus filhos também. Então decida hoje fazer o que agrada ao Senhor Jesus.

Evangelismo: Orem em relação ao ano que está começando, pra que cada um que está na célula consiga cumprir este mandamento e também para que muitas crianças venham para a célula neste ano e ela venha a se multiplicar.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma