Leia Mais


Jesus e o 4º Mandamento


Quebra gelo: Dê as boas vindas às crianças e apresente as visitantes. Conversem sobre o que cada um gosta de fazer no domingo.

Exaltação: Cante um cântico que as crianças conheçam e depois ore com as crianças.

Edificação: Jesus e o quarto mandamento. (Ex 20. 8 – 11)

Da lista DESSES DEZ mandamentos, acredito que o primeiro deles é justamente o quarto porque Deus criou todas as coisas em seis dias e no sétimo descansou. Desde o começo Deus separou o sétimo dia para ser santo e para descansar (Gn 2. 1 – 4)

Talvez a primeira coisa que você está pensando é: porque nós não guardamos o sábado e sim o domingo? Isso não é tão difícil de entender. Dois acontecimentos muito importantes para a igreja aconteceram no domingo que é o primeiro dia da semana. Jesus ressuscitou nesse dia (Mc 16. 9). Foi nesse dia também que o Espírito Santo veio em línguas de fogo sobre os discípulos chamamos isso de Pentecostes (o dia de pentecostes sempre cai no domingo até os nossos dias) e marca o dia da fundação da igreja porque a partir desse dia os discípulos começaram a pregar o evangelho (At 2. 1 – 4). Automaticamente a partir daí os primeiros cristãos e os apóstolos começaram a se reunir no domingo e não no sábado para prestarem culto a Deus e comemorar a ressurreição de Jesus (1Co 16. 2).

Qual era a intenção de Deus quando deixou esse mandamento? Ele pensou num dia para o descanso do nosso corpo, para descansarmos da escola ou do trabalho e termos um tempo com Ele para termos comunhão. Ir ao culto e em casa ler a Bíblia e orar, assistir um filme, quem sabe, evangélico. O que você tem feito no dia de descanso? Você está agradando a Deus com aquilo que você faz no sábado? Agora é hora de você decidir a mudar e começar a usar o dia de descanso de forma que agrada ao nosso Deus.

Como Jesus lidou com a questão do sábado? Ele se comportou da maneira que o Pai do Céu queria que todos se comportassem no sábado. Ele realizou vários milagres no sábado, inclusive curou a sogra de Pedro num sábado. Assim Jesus fazia aquilo que servia para engrandecer a Deus nesse dia. Jesus é o nosso modelo para aquilo que devemos fazer no domingo. Você pensa em Jesus no domingo ou você só pensa nas coisas boas que pode fazer por não ter aula e o pai e a mãe estão em casa? Se você tem pensado assim então ore agora e peça perdão para Jesus e decida a partir de hoje dedicar parte do domingo para ir ao culto e fazer alguma coisa para falar do amor de Jesus aos outros (fale coisas especificas dentro da realidade das tuas crianças). Pra que você consiga fazer isso é preciso que tenha entregado sua vida pra Jesus e ter convidado ele pra ser teu salvador. Se você ainda não fez isso faça-o agora. (faça a oração aceitando Jesus agora).

Evangelismo: Desafie as crianças a colocarem em prática o que aprenderam sobre o domingo e no próximo domingo visitar um amigo e convidá-lo pra célula.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma