Leia Mais


Jesus e o 3º Mandamento


Quebra gelo: Dê as boas vindas às crianças e peça quem já desrespeitou uma pessoa mais velha.

Exaltação: Cante um cântico com as crianças. leia Mc 14. 35 – 36 e orem pela reunião.

Edificação: Jesus e o 3º mandamento Ex 20.7, Mc 14. 35 -36.

De acordo com a bíblia este é o terceiro mandamento que Moises recebeu do senhor e entregou ao povo de Israel. O povo deveria respeitar o nome do senhor. Algumas bíblias dizem que não devemos usar o nome de Deus em vão. Em vão quer dizer à toa. Você pode dar um exemplo de como podemos usar o nome de Deus à toa, sem respeito? (deixe as crianças pensarem e falarem)

Uma das maneiras é quando juramos assim “juro por Deus...” e fazemos isso só pra que a pessoa acredite em nós. Assim enganamos as pessoas usando o nome de Deus. A Bíblia diz que Jesus disse que não devemos jurar no nome de Deus. Outro costume que as pessoas tem é usar o nome de Deus como expressão de espanto como “meu Deus” ou “Jesus” e nem sabem e nem se dão conta de que palavra falaram, podemos trocar essas expressões por outras (junto com as crianças vocês podem achar outras expressões).

O que acabamos de falar realmente é importante, mas a pior forma de usar o nome de Deus sem o respeito que ele merece e deixarmos o nosso salvador triste é quando fazemos as coisas erradas. Toda vez que pecamos desobedecemos a Deus e essa desobediência é uma falta de respeito. Talvez você não entenda como isso pode ser. Pense no teu pai ou na tua mãe. Quando eles dizem pra você fazer alguma coisa e você não faz, você está desobedecendo a uma ordem deles. Essa desobediência é um desrespeito às ordens deles. Assim você também desrespeita a Deus toda vez que você comete um pecado.

Jesus é o nosso modelo, ele não ficou falando sobre esse mandamento, simplesmente vivia ele. Um dos momentos da vida de Jesus onde isso ficou mais claro foi naquela noite em que ele convidou três dos seus discípulos e subiu o monte para orar. Estava na véspera de sua prisão e crucificação e Jesus orava e pedia ao Pai pra que não precisasse passar por essa tortura, mas no final ele disse que não queria que fosse feita sua vontade, mas que fosse feita a vontade do Pai. Jesus estava disposto a obedecer a Deus mesmo que tivesse que fazer algumas coisas contra a sua vontade. Você está disposto a obedecer a Deus dessa forma? Se você obedecer dessa forma estará cumprindo o terceiro mandamento.

O resultado dessa obediência de Jesus deu a ele uma posição de destaque, ele se tornou vencedor. E é exatamente isso que vai acontecer contigo. Então vale a pena abrir mão da nossa vontade e respeitar o nome de Deus.

Evangelismo: Ore com as crianças pedindo perdão pelas vezes que usaram o nome de Deus em vão e depois decidam juntos ajudar as outras pessoas a respeitar o nome de Deus. Lembre que uma das formas de ajudar é convidando as pessoas pra célula.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma