Leia Mais


Jesus e o 1º mandamento


Quebra gelo: Dê as boas vindas às crianças e peça para que cada uma conte sobre a pessoa que eles mais amam e porque amam essa pessoa.

Exaltação: cante um cântico, pode ser “Grande e largo é o amor de Jesus...” Leia Mc 12. 30 com eles e peça a uma criança orar pela reunião.

Edificação: Jesus e o primeiro mandamento (Ex 20. 1 – 2; Mc 12. 28 – 30)

Quando Jesus viveu aqui na terra ele fez algumas coisas diferentes daquilo que era o costume da época, principalmente daquilo que os líderes religiosos ensinavam. Essa situação leva muitas pessoas a pensar que Jesus veio anular aquilo que está escrito no antigo Testamento (aquela parte da Bíblia escrita antes do nascimento dele). Uma das coisas são os dez mandamentos que Deus deu a Moises no deserto. Eu quero mostrar pra vocês como o próprio Jesus obedeceu aos dez mandamentos e ainda completou aquilo que Moisés não explicou. Então me acompanhe.

O primeiro mandamento que Moises deu ao povo diz: “Meu povo, eu, o Senhor, sou o seu Deus. Eu o tirei do Egito, a terra onde você era escravo.” Quando Deus fala ao seu povo através de Moises desse ato grandioso, o povo de Israel se enchia de respeito por Deus. Até as crianças do povo de Israel sabiam que foi de uma forma milagrosa que Deus tirou o seu povo da escravidão. Assim o povo de Israel respeitava e honrava a Deus.

O sonho de Deus a nosso respeito era muito mais que respeito e honra e quando Jesus esteve aqui na terra ele explicou o que verdadeiramente Deus quer de nós com o primeiro mandamento, vejam o que ele disse em Mc 12. 30. “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.”

Explique para as crianças que Jesus falou que este é o mandamento mais importante, se seguirmos este mandamento vamos conseguir cumprir os demais. Veja só: se eu amar a Deus de todo o meu coração então não terei no meu coração lugar para o pecado, pois estará cheio de Deus. A alma é o lugar dos desejos e dos sentimentos e também das emoções. Amar a Deus de toda a alma significa então que eu vou desejar pra mim e para os outros as coisas boas que Deus quer e assim não terei desejos pecaminosos. A alma ainda tem a ver com sentimentos e emoções tais como alegria, ódio, tristeza, mágoas etc. (faça uma lista de sentimentos e emoções que Deus concorda e as que não agradam a Deus). Se eu amar a Deus com toda a minha alma irei cuidar para não pecar através de sentimentos ou emoções que Deus desaprova.

Jesus ainda fala que devemos amar a Deus com toda a mente. Procure entender o que é a mente. É o lugar onde produzimos os pensamentos. Todo pecado começa com um pensamento então se decidirmos alimentar apenas pensamentos bons estaremos evitando o pecado que tanto destrói nossa vida. É na mente que moram as nossas vontades. Já te aconteceu de ter vontade de fazer uma coisa que você sabia que era errado? Se você amar a Deus com toda a tua vontade não terá vontades pecaminosas. Finalmente Jesus disse que devemos amar a Deus com todas as nossas forças. Você alguma vez já disse que estava muito cansado para ajudar tua mãe fazer um serviço ou para orar ou para cantar uma musica para Jesus? E ao mesmo tempo alguém te chama para correr e brincar você sai correndo, você está usando tua força para fazer uma coisa certa ou errada? Bater em alguém é usar a sua força para demonstrar amor a Deus? Brincar de algo que não é pra brincar é pecado ou uma maneira de mostrar meu amor por Deus? Assim se eu amar a Deus com todas as minhas forças eu vou usá-la para demonstrar meu amor por Deus.

Eu tenho uma noticia boa e uma ruim: a ruim é que dificilmente conseguimos cumprir o primeiro mandamento da forma como Jesus nos explicou e toda vez que falhamos no nosso amor a Deus, pecamos contra o primeiro mandamento. Como sabemos o pecado nos leva ao castigo eterno (inferno). A boa notícia é que Jesus morreu na cruz para nos salvar dos nossos pecados a ajudar-nos a amar a Deus como ele quer.

Evangelismo: Desafie as crianças a consertarem sua vida e orem pelas crianças que vão convidar durante a semana para a próxima reunião.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma