Leia Mais


Um Perfume Muito Caro


Quebra gelo: Cumprimente as crianças e apresente as visitantes. Converse a respeito da pergunta: Qual o perfume que você mais gosta?

Exaltação: Cante um cântico com as crianças que fala do amor de Deus. Leia e repita com elas Marcos 14. 6. Orem para que haja presença de Jesus no encontro.

Edificação: Um Perfume Muito Caro. (Mc 14. 1 – 9; Jo 12. 1 – 8)

Estava próxima a festa da páscoa e para os judeus no tempo de Jesus era a festa máxima. Toda pessoa que queria ter compromisso serio com Deus deveria participar dessa festa. Assim Jesus não perdia nenhuma festa e dessa vez ele já foi uma semana antes. Vimos no primeiro dia, no dia da sua chegada em Jerusalém o povo fazendo uma recepção calorosa que normalmente era feita aos reis. Esse fato junto a uma serie de acontecimentos naquela semana e também o relato dos milagres de Jesus por todos os lugares motivou os fariseus e os chefes dos sacerdotes a fazerem uma reunião no palácio de Caifás. A preocupação desses líderes era de perderem o cargo deles. É que o povo via resultado em Jesus e os lideres religiosos dos judeus só cobravam o povo e nada mudava na vida das pessoas. No final da reunião decidiram matar Jesus, mas não queriam fazer isso em publico para que não desse uma revolta em meio ao povo.

Enquanto isso Jesus estava em Betânia, para onde se dirigia todo final de tarde. Nessa noite ele estava na casa de Simão, provavelmente alguém que o próprio Jesus havia curado de lepra. Talvez Simão tenha convidado Jesus e outros amigos para uma festa já que a época favorecia este clima de festejar. Jesus ainda estava na mesa quando uma mulher que possivelmente era Maria irmã de Lázaro se aproximou de Jesus com um frasco de perfume, quebrou o gargalo do frasco e o despejou na cabeça de Jesus.

Você já quebrou um vidro de perfume?(comente alguma experiência tua e deixe as crianças comentarem) quase toda a casa fica cheirando a perfume. Assim aconteceu quando Maria quebrou aquele frasco feito de alabastro (alabastro era uma pedra parecida com mármore mas mais mole por isso conseguiam fazer vasos e frascos inclusive para guardar perfumes) cheio de essência de nardo. A bíblia diz que esse nardo era puro, normalmente se misturava o nardo com outros produtos para se fazer um perfume. Hoje também se faz assim: se pega uma gota de essência pra fazer um vidro de perfume de cem ou duzentos ‘ml’ de perfume. Traduzindo pro nosso dinheiro daria em torno de doze mil reais aquele frasco de nardo.

A pergunta que talvez você esteja fazendo é: ‘Porque ela quebrou o frasco, porque não usou só um pouquinho? Era obrigado quebrar o frasco para tirar o perfume’. Ela poderia ter usado só um pouquinho, mas ela quebrou de propósito pra usar tudo. Ela quis dar uma coisa de valor pra Jesus. Como recompensa Jesus disse a ela que pelo mundo todo por todo o tempo se falaria do que ela fez. Prova disso é que hoje estamos falando. Que coisa de valor você tem pra dar pra Jesus? (converse com as crianças e deixe-as comentarem)

Você conhece alguém que reclama de tudo? ‘Bota’ defeito em tudo? Pois é, Jesus tinha dessas pessoas ao redor dele. Os próprios discípulos reclamaram que este perfume poderia se vender para ajudar os pobres. Quem mais reclamou foi Judas Iscariotes (aquele que traiu o mestre) mas ele tinha segundas intenções por ele cuidava do dinheiro e tirava dinheiro para si próprio e aquele seria um valor muito atraente. O coração de Judas não estava com Jesus e como vamos ver outro dia, isso trouxe conseqüências trágicas para ele. Aqui aprendemos uma coisa muito importante pra nossa vida. Alem de estarmos na célula, nós precisamos dar nosso coração para Jesus e amar o mestre. O começo disso é eu convidar Jesus para ser meu salvador. Se você ainda não fez isso poderá fazê-lo agora. (líder se tiver criança que mostra interesse de entregar sua vida a Jesus então ore com ela nesse momento)

Evangelismo: Converse com as crianças pra que cada uma se comprometa em convidar alguém pra próxima reunião. Comprometa-se em ir com elas para explicar aos pais das crianças o que é a célula. Orem por esses convites.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma