Leia Mais


Jesus e a oferta da viúva


Quebra gelo: Dê as boas vindas para as crianças. Pergunte: Alguém de vocês já ouviu falar de filosofia ou filósofo? (A filosofia é a ciência que leva em consideração a verdade.) Será que isso funciona ou é verdade? Sabe dizer o nome de alguém que é considerado filósofo? Os filósofos são mestres

Exaltação: Cante um cântico conhecido das crianças leia junto com as crianças Mt. 23. 11 – 12. Ore com as crianças pela reunião da célula.

Edificação: Jesus e a oferta da viúva Mc: 12.38 – 44.

Jesus também vivia entre os sábios, os entendidos do seu tempo. Mas será que sabiam das coisas mesmo? Os mestres da lei e os sacerdotes ensinavam muitas coisas ao povo que eles próprios não cumpriam. Eles não tinham o coração sincero diante de Deus. Esses homens eram gananciosos e exploravam as pessoas. Assim procuravam fazer as pessoas se aproximarem de Deus para tirarem proveito delas.

Esses mestres da lei tinham o costume de chamar a atenção dos outros. Eles paravam nos lugares mais movimentados da cidade e faziam orações demoradas só pra todo mundo ver como eles eram santos (deixe as crianças comentarem os lugares da cidade onde tem mais movimento, pode ser uma rua, praça, shopping etc.) eles se achavam mais importantes que as outras pessoas por isso nas festas ou nos cultos eles queriam ocupar os lugares mais importantes. Jesus porem não vê assim. Pra Jesus a pessoa mais importante é aquela que serve os outros. É aquela que faz aquele serviço que ninguém quer fazer. Como é lá na tua casa? Você serve teus pais e irmãos? Ajuda FAZER AQUELE SERVIÇO QUE NINGUEM GOSTA DE FAZER? E na escola? E quando a turma de amigos se reúne? Então quando sai um jogo de futebol nem se fala, todos querem marcar gol e ninguém quer ser goleiro. Pra Jesus a pessoa mais importante é aquela que faz aquilo que ninguém quer fazer, ou seja, aceita ser o goleiro do time. Falamos do futebol, mas na maioria das brincadeiras somos assim. Pra ver então quando o pai ou a mãe pedem pra fazer um serviço aí eu digo: “estou muito cansado.

Jesus disse também que a pessoa que se engrandece será humilhada mas quem é humilde e aceita fazer as coisas que provam que a pessoa é humilde essa pessoa vai ser engrandecida (deixe as crianças falarem de sua realidade em relação a serem humildes e fazerem tarefas humildes).

Os mestres da lei e os sacerdotes também davam mais valor aos ricos porque davam ofertas maiores do que os pobres. Naquela época não existia dinheiro de papel como temos hoje, existiam apenas moedas e lá no templo existia uma caixa para colocar as ofertas, chamada gazofilácio. Essa caixa por dentro era cheia de voltas e quando se colocava uma moeda dentro dela, esta ia caindo e enroscando nestas voltas fazendo um barulhão. Assim cada um queria se engrandecer mais com suas ofertas e mostrar aos mestres da lei o tamanho da sua fé e receber elogios por sua fé.

Quando Jesus terminou de explicar essas coisas continuou sentado perto da caixa das ofertas e ficou olhando as pessoas colocarem suas ofertas ali. Uma das pessoas que levou sua oferta ali era uma viúva que colocou apenas duas moedinhas de pouco valor. Então Jesus chamou os discípulos e lhes disse que aquela viúva deu mais do que todos os outros porque ela deu tudo o que tinha, todo seu salário, mas os outros deram daquilo que sobrou. Assim Jesus não julgou como os mestres da lei. Hoje Jesus olha pra mim e pra você e olha as nossas intenções e não pela nossa aparência. Não esqueça, portanto de ser humilde e de servir.

Evangelismo: orem para que possam ser humildes e servir os outros para conquistarem as crianças para virem na célula.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma