Leia Mais


O Mandamento mais importante


Quebra gelo: após receber as crianças e dar boas vindas, pergunte às crianças: “você tem um combinado na escola? Tem algum acordo ou regra que a professora colocou para a turma?” deixe-as responder.

Exaltação: Cante um cântico com as crianças e leia Marcos 12. 29 – 30. Repitam juntos esse versículo depois orem pela reunião.

Edificação: O Mandamento mais importante. Mc. 12. 28 – 34.

Vamos falar de regras, acordos, mandamentos. Você sabe o que é mandamento? Em Êxodo 20 encontramos os dez mandamentos que Deus deixou para o povo de Israel. No tempo em que Jesus estava aqui na terra, isso ainda valia? (deixa as crianças responderem). E valem pra nós também?

Sabemos que idéias ou costumes não são quebrados rapidamente na vida de uma pessoa, aquilo que aprendemos, aprendemos. É como se passassem uma super cola na nossa mente e coração. Isso acontece com as coisas certas e as coisas erradas que aprendemos. O problema são as coisas erradas. O pecado gruda em nosso coração e não solta mais. Mas Jesus veio para retirar essa super cola e nos ensinar algo novo. Pois é, naquele tempo as pessoas respeitavam muito os mandamentos. E Jesus sempre tinha palavras sabias para ensinar e surpreendia quem era entendido na Lei, então uma daquelas pessoas perguntou a Jesus qual era o mandamento mais importante de toda aquela lista que o DEUS VIVO tinha dado a Moisés.

Aqueles dias em Jerusalém estavam bem agitados e Jesus provocou os líderes religiosos e os lideres políticos com suas atitudes principalmente quando atrapalhou as vendas e o comércio no templo. Agora eles estavam tentando achar alguma coisa errada nas próprias palavras de Jesus para condenar o mestre. Hoje temos os partidos políticos. No tempo de Jesus em Jerusalém havia os sacerdotes que faziam parte dos partidos políticos. Eram dois os partidos: os fariseus e os saduceus. Dentro desses dois partidos encontramos também os mestres da lei e um deles chegou a Jesus com a seguinte pergunta: “qual é o mais importante de todos os mandamentos da lei?”

Se alguém pedisse pra ti qual seria o mandamento mais importante, o que você diria? Diria que é o primeiro, ou o quarto? Aquele mestre da lei foi surpreendido pela resposta de Jesus, pois ele disse que o mandamento mais importante é amar o Senhor seu Deus de todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças. Será que é fácil amar a Deus sobre todas as coisas? Então pense comigo: você deixaria de fazer qualquer coisa que você gosta muito por amor a Deus? Quando amamos a Deus dessa forma como Jesus disse, fica fácil cumprir o resto dos mandamentos, você está disposto a fazer o que agrada a Jesus? Como você pode fazer o que agrada a Jesus? Isso mesmo, conhecendo-o. Como você pode conhecer melhor a Jesus? Primeiro aceitando-o como seu salvador e depois participando da célula.

Evangelismo: convide as crianças para orar umas pelas outras para que tenham mais amor e orem por crianças novas e façam planos para convidar essas crianças para a próxima célula.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma