Leia Mais


Neemias cap. 3,4 – A reconstrução


Você alguma vez fez um trabalho de equipe? Parece que rende muito mais. Existem aqueles que não sabem trabalhar em equipe. Você é assim? Conhece alguém assim? Fale um pouco dessa pessoa.

Neemias conhecia a força do trabalho em equipe. Sabia que a muralha da cidade de Jerusalém era algo grande demais para um homem só reconstruir. Assim colocou todos os moradores no serviço. Era uma grande equipe, ele dividiu os moradores em equipes pequenas e cada um se tornou responsável por uma parte do muro. Podemos comparar nossa célula a uma equipe dessas. Não temos o objetivo de reconstruir um muro, mas vidas de outras crianças. Você está fazendo a sua parte convidando os teus amigos a participarem?

Quando alguém tem um propósito (alguma coisa que se quer muito alcançar) normalmente surgem pessoas para desanimar ou atrapalhar. Com Neemias não foi diferente. Foi só começar a construção que os inimigos se levantaram contra o povo de Israel e começaram a desfazer o serviço deles, chegaram a dizer que até uma raposa derrubaria o muro. (o que é uma coisa sem lógica porque raposa é um bicho pequeno e fraco). Na minha vida e na tua vida acontece a mesma coisa quando eu e você decidimos entregar nossas vidas a Jesus e viver com ele obedecendo-o em todos os momentos da nossa vida, aí surgem os inimigos. Quem são esses inimigos? Qualquer pessoa que debocha da gente faz piadinha ou fala mal da gente só porque seguimos a Jesus. Tem pessoas que tentam convencer a gente a fazer as coisas erradas só porque aceitamos Jesus. Algumas dessas pessoas dizem serem nossas amigas, mas na verdade são inimigas e não devemos dar ouvidos a elas, pois querem apenas nos afastar das coisas boas que Jesus tem pra nós.

Podemos aprender com a atitude de Neemias, ele não desanimou com essas palavras. Quando os seus inimigos viram que as palavras não foram suficientes se uniram pra usar da força pra impedilo de continuar. Deus, porem, estava com Neemias e permitiu que ele descobrisse os planos malignos deles em tempo e assim ele pôde se defender.

Neemias organizou o povo da cidade e deu armas para o povo se defender dos inimigos. Colocou guardas nas brechas da muralha. Enfim, não tinha mais chance de Neemias ser atacado de surpresa. Com isso os inimigos desistiram de atacá-lo. Na Bíblia fala que nós, como filhos de Deus, temos armas para lutar contra nosso inimigo. Primeiro precisamos entender quem é o nosso inimigo. Você sabe quem é? Isso mesmo é satanás. Nossas armas são espirituais veja a lista delas em Efésios 6: 11-13. Nosso inimigo também se aproveitada nossa ignorância quando começamos a nos preparar para enfrentá-lo ele desiste de nos atacar. A Bíblia diz que devemos resistir ao diabo e ele vai fugir. Aprenda com Neemias a derrotar teu inimigo.



Pastor Delmar Jorge Bruisma e Pastora Eliana Pedralli Bruisma