10 Ferramentas para o casamento


1) resolva o problema antes de dormir: não vá para a cama com um problema não resolvido. A biblia diz em Ef 4:26: irai-vos e não pequeis, não deixe que o sol se ponha sobre a vossa ira. problema adiado é problema piorado. o que acontece com uma ferida que não é tratada logo?

2) Ouem ama não fere: não existe justificativa para ferir seu conjuge, no trabalho aprendemos a administrar a raiva sem ferir o outro, o mesmo tem que ser com o conjuge, o verdadeiro amor nunca machuca. lCo 13:4-7 diz: o amor é sofredor é benigno, não é invejoso, não trata com leviandade,não se ensoberbece, não se porta com indecencia, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade,tudo sofre, tudo cre, tudo espera, tudo suporta.

3) oração é uma ferramenta poderosa: se o seu companheiro não quer mudar em determinada situação e voce ja reclamou muito disso, não reclame mais a ele, reclame a Deus, pois somente Ele tem poder para mudar uma pessoa. A oração tem mil e uma utilidades. Mc 11:24 diz: por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, crede receber, e te-las-eis.

4) agrade seu conjuge: procure agradar ao outro fazendo o que ele gosta ex; comida, passeio, comprar presentinhos etc; não se descuide depois do casamento, muitos fazem isto, e quando vem os filhos passam a viver para eles e esquecem do casamento e quando o filhos casam, saem de casa e o casal passa a viver como dois estranhos dentro de casa.

5) Não exponha seu conjuge ao ridiculo: o amor encobre os defeitos da outra pessoa, ridicularizar é desrespeitar. não faça comentarios que diminua seu conjuge. ex; ele ou ela é burro não sabe nem fazer contas.

6) precisa haver transparencia : se houve traição, os dois vão ter que trabalhar juntos para reconstruir a confiança, a pessoa traida não pode ficar jogando a culpa no outro, e o que traiu vai ter que usar muito a palavra transparencia, não existe esta historia de privacidade, isto deixou de existir no dia do seu casamento.

7) resgate seu companheiro: muitas mulheres trabalham fora e quando chegam em casa ainda tem muitas tarefas a fazer, por isso é importante o marido ajudá-la nas tarefas, encomende um lanche para que ela não precise cozinhar, da mesma forma a esposa deve ajudar seu marido.

8) entre em um acordo sobre como educar as crianças: nunca discuta na frente das crianças, se um não concorda com a maneira do outro educar conversem em particular. jamais diminua a imagem do seu conjuge diante dos seus filhos, isso fará com que eles percam o respeito por ele.

9) mantenha o romance vivo: um casamento não se baseia em emoção, mas em esforço e perseverança, e tambem um pouco de romance ajuda bastante. é importante o casal tirar tempo um para o outro, terem momentos a sós, deixar filhos, trabalho um pouco de lado. seja criativo, faça algo diferente, pode ser simples, mas que mostre ao seu conjuge que ele é importante para você.

10) aconselhamento: se o casal não consegue chegar a um acordo quanto houver um problema no relacionamento, busque ajuda procure alguem de confiança, alguem que realmente vai poder ajudar, as vezes so se consegue resolver problemas atraves de aconselhamento.



Pastor Giovani e Pastora Glaci