Deus de pacto
Agosto de 2016
Imprimir


Texto Base: Deuteronômio 7.9 "Saberás, pois, que o Senhor, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos."

Introdução: A palavra pacto ou aliança faz parte do processo de compromisso e benção. Existe uma tendência humana que não é de hoje, vem desde antiguidade que os homens até aceitam a Deus e concordam que Ele é poderoso, mas a grande maioria não aceitam ter maiores compromissos com Deus, entendem que se comprometer com Deus é o mesmo que perder a liberdade, por este motivo os homens tem optado em não fazer um pacto ou uma aliança com Deus, é criado uma forma de se relacionar superficialmente com Ele, porém a aliança não é uma opção é uma condição que Deus escolheu para que todo o homem tivesse uma oportunidade de escolha de aceitá-lo ou rejeitá-lo. Muitos não entendem porque coisas erradas, as catástrofes acontecem em sua vida e na família e dizem onde está Deus? Ou seja, querem exigir a fidelidade de Deus na sua infidelidade, eu não posso exigir que alguém seja fiel a mim se seu não sou a ele, não tenho o direito de questionar. "Deus abençoava o povo, e este, por sua vez, lhe obedecia ". Dt. 7. 7-11.

Edificação: Primeiro pacto foi feito com Abrão. Acordo que Deus propôs por causa do seu amor. Deuteronômio 7. 9 "Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos". Vimos que este pacto tem duas condições o primeiro Deus escolheu fazer por amor, o segundo Ele coloca uma condição, para os que amam a Ele e guardam seus mandamentos.

Quando Deus propôs aliança com Abrão, junto Ele fez promessas.

Duas alianças. A primeira Aliança levou os que creram a ver milagres poderosos. Hebreus 9.18-19 "Pelo que nem a primeira aliança foi sancionada sem sangue; porque, havendo Moisés proclamado todos os mandamentos segundo a lei a todo o povo, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, e lã tinta de escarlate, e hissopo e aspergiu não só o próprio livro, como também sobre todo o povo. Hebreus 9:20-22 dizendo: Este é o sangue da aliança, a qual Deus prescreveu para vós outros. Igualmente também aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os utensílios do serviço sagrado. Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão".

Aplicação: Segunda aliança mais poderosa que a primeira? Deus fez uma nova aliança (testamento), que foi confirmada ou selada pela morte de Cristo, Marcos 14.24 Então, lhes disse: "Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos". Você agora não tem mais dúvida que Deus, mesmos que vimos Deus fazendo grandes coisas com Moises Josué e vários homens, milagres miraculosos, abrir o mar tirar o povo da escravidão e levá-lo a uma terra prospera, diz que as promessas a nosso respeito são maiores ainda. Hebreus 8:6 Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas. A bília também diz que mesmo que você não tenha mais esperança em alguma coisa, mas para Deus não há impossível. Lucas 1.37 "Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas".

Deus fala em sua palavra que você precisa crer e ter paciência, que você ira receber tudo que Ele te prometeu, Hebreus 6.12 "Não queremos que se tornem preguiçosos, mas que sejam como os que crêem e têm paciência, para que assim recebam o que Deus prometeu".

Conclusão: Chegou o tempo de você ter certeza que Deus quer mudar sua história. E assim como Deus levantou Moises para levar aquele povo a compreender da importância de uma aliança com Deus, e o que representaria levar a serio esta aliança, assim Deus tem nos levantado a Comunidade Cristã Reviver para levar você a usufruir desta aliança poderosa que Jesus fez, la na cruz do calvário para que eu e você fôssemos abençoados, e usufruíssemos de todas as promessas de Deus. 1 Coríntios 2.9 " mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam". Você crê que se você der uma oportunidade para Deus, crendo, Ele pode mudar sua vida, então estamos com você para te ajudar a usufruir de tudo que Deus te prometeu. Vamos orar para que você venha compreender o impacto desta aliança e receber seus benefícios.



Ap. Edison Meneghetti